Busca rápidaX


CPI que vai apurar morte de veterinária ijuiense após atendimento na UPA realiza primeira reunião 

2 de agosto de 2023

Aconteceu nesta manhã (02) a primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que visa apurar os fatos ocorridos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ijuí, em razão do falecimento da Sra. Taísa Cristini Protti, que faleceu após ter sido liberada do atendimento na mencionada Unidade, sem que tivessem sido realizados os exames solicitados em seu atendimento no Posto de Saúde do Centro Social Urbano. 

 Na ocasião, foram definidos os cargos da CPI, ficando o vereador Matheus Pompeo de Mattos como presidente e a vereadora Bruna Gubiani como relatora. Foram solicitados ao Poder Executivo alguns documentos referentes aos fatos ocorridos e também um parecer jurídico ao Igam sobre a divulgação e transmissão ao vivo das reuniões da Comissão.

 Os vereadores que integraram a CPI, são: Matheus Pompeo de Mattos, Josias Pinheiro, Maurício Michaelsen, Ubiratan Erthal e Bruna Gubiani. O vereador Jorge Amaral tinha sido indicado para compor a Comissão, entretanto, solicitou a substituição.

Relembre: Taísa morreu em casa em 7 de julho, depois de relatar fortes dores no peito e falta de ar. Um dia antes, ela procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro Social Urbano e, em seguida, foi encaminhada para a UPA Assis Brasil, com a recomendação de realizar exames de raio X e eletrocardiograma. A veterinária aguardou quatro horas para ser atendida, foi examinada por uma médica e recebeu medicamentos para ansiedade. No entanto, os exames solicitados não foram realizados, por motivo ainda não esclarecido.

Fonte: RPI/ Foto: assessoria de comunicação Câmara de Vereadores