A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul irá participar amanhã (10), do primeiro teste do “Defesa Civil Alerta”, sistema lançado na última quarta-feira (07), pelo Governo Federal para levar à população alertas preventivos de desastres.
No Rio Grande do Sul, foram definidos dois municípios participantes: Muçum e Roca Sales, ambos no Vale do Taquari, e que foram atingidos fortemente por enxurradas e inundações no ano de 2023 e também mais recentemente, no mês de maio.
No teste, será verificado o funcionamento da ferramenta de alertas conhecida como “cell broadcast”. A nova tecnologia, criada em parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e das quatro grandes operadoras de telefonia, utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas, com aviso sonoro e vibratório, sobressaindo-se a qualquer outro conteúdo em uso na tela do usuário, para uma determinada região que esteja incluída na área de risco.
O alerta também vai funcionar nos celulares em modo silencioso. Com o novo sistema, os residentes em áreas de risco e visitantes (inclusive estrangeiros) que estejam passando pelo local vão receber as mensagens, sem a necessidade de cadastro prévio.
A mensagem do alerta terá o seguinte conteúdo: “Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência em (Muçum ou Roca Sales)/RS. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA”.
Os moradores dessas duas cidades, as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil e outros órgãos públicos municipais já foram informados previamente da realização do exercício para que a população local esteja ciente e preparada.
A ferramenta irá ser agregada às outras formas de envio de alertas já utilizadas pela Defesa Civil Estadual: mensagens SMS, redes sociais, site oficial e os comunicados enviados diretamente às prefeituras e aos coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil, porém, esse tipo de alerta tem o objetivo de informar a população exclusivamente em casos de previsão de eventos EXTREMOS.