Busca rápidaX

MANCHETES

Delegado Fernando Sodré é exonerado da chefia da Polícia Civil

9 de maio de 2025

O comando da Polícia Civil no Rio Grande do Sul tem um novo nome a partir de hoje (09). O delegado Heraldo Chaves Guerreiro assume a pasta no lugar de Fernando Sodré.

Sodré foi exonerado após um episódio polêmico ocorrido na última semana, na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Porto Alegre, que foi presenciado por um jornalista. Na ocasião, ele repreendeu duramente as delegadas Cristiane Ramos e Carolina Funchal Terres. O motivo da insatisfação foi uma reportagem publicada originalmente em GZH, que revelou que 307 mulheres deixaram de registrar ocorrências de violência doméstica. Sodré contestou a precisão do dado, alegando que não se poderia afirmar que todas desistiram do atendimento por causa da demora no plantão da Deam.

Em reunião a portas fechadas, Sodré teria sido ainda mais ríspido, o que levou as delegadas a considerarem a atitude como assédio moral. Carolina entrou em licença médica, e Cristiane colocou o cargo de chefe da Deam à disposição ontem (08). O episódio foi determinante para a queda do então chefe de Polícia.

Nota oficial da SSP

Em comunicado oficial, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul confirmou a mudança na chefia da Polícia Civil. Segundo a nota, a troca ocorre em razão do pedido de aposentadoria de Fernando Sodré. O delegado Heraldo Chaves Guerreiro assume o comando da corporação, enquanto a delegada Adriana Regina da Costa será a nova subchefe.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí/Foto: Foto: Fabiana Reinholz/Brasil de Fato
error: Conteúdo protegido!