A Expointer 2024 está em andamento desde sábado no parque Assis Brasil em Esteio. O evento, que é considerado a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, segue até domingo, primeiro de setembro.
A Imasa, indústria de Ijuí de plantadeiras, participa da programação, com exposição de máquinas para plantio de culturas de inverno e verão. O diretor e responsável pela área de marketing da Imasa, Ricardo Martel, ressalta que como novidade acontece lançamento da plantadeira Saga Premium AT, destinada para cultivo de verão, especialmente soja e milho. A máquina tem 15 linhas e sistema auto transportável, com possibilidade de opção por plantio mecânico ou pneumático.
Martel ressalta que a criação da plantadeira foi o principal desafio da Imasa nos últimos dois anos. Ricardo Martel ampliou o tema, ontem, às 6 horas e 30 minutos, no programa Progresso Rural da RPI. A indústria ijuiense está situada no tradicional local na Expointer, no segmento de máquinas, e também expõe plantadeiras já conhecidas, por exemplo, para cultivo de trigo e arroz, ainda das linhas múltipla e saga.
Ricardo Martel ainda observa que a Imasa propicia financiamento para compra das máquinas, especialmente por meio dos programas Pronampe e Moderfrota. Ainda existe possibilidade de negociação direto com a empresa.
Já no pavilhão da agricultura familiar, na Expointer, expõe e vendem produtos as agroindústrias Rapaduras Sheer, Fioresi e Camponês. A agroindústria Sheer, de Augusto Pestana, atua com rapaduras de amendoim e nozes, açúcar mascavo, dentre outros produtos. Já a agroindústria Camponês, de Jóia, trabalha com queijo colonial, sorvetes artesanais, dentre outros. No caso da agroindústria Fioresi, de Tupanciretã, há comercialização de salame tipos italiano e colonial, lombo tipo canadense, torresmo e banha. A RPI acompanha a Expointer. O Progresso Rural vai ser reprisado, hoje, a partir das 22 horas, no Companhia da Noite da RPI. Abaixo, confira a entrevista com Ricardo Martel: