Busca rápidaX

MANCHETES

Equipes de socorro detalham atuação no acidente de trabalho registrado no interior de Jóia nesta semana

28 de outubro de 2022

O atendimento das equipes de socorro a uma ocorrência de queda em moega em uma agropecuária no interior do município de Jóia no início desta semana, gerou críticas da população em relação a demora, principalmente quanto ao atendimento à segunda vítima, que precisou aguardar cerca de duas horas para ser conduzida até o hospital.

Ao que compete ao município de Jóia, o prefeito Adriano Marangon de Lima, informou que o município possui um convênio com o Chamar 192 para atendimentos de casos de urgência e emergência.

“A Prefeitura de Jóia tem um convênio com o projeto do governo do Estado, que é o Chamar 192. Nós realmente não temos o convênio com o Samu de Ijuí. Então acontece que 10 minutos depois do chamado ao Chamar 192, a nossa ambulância já estava no local. Chegando lá, se constatou que as duas vítimas estavam em um poço de muito difícil acesso. 20 minutos depois, chegou a equipe do Corpo de Bombeiros de Ijuí, que levaram em torno de 1h15min a 1h20min para montar a estrutura para poder descer até o fundo do poço e retirar a primeira vítima. Quando retirou a primeira vítima, a nossa ambulância deslocou com a vítima para Ijuí e cruzou com a segunda ambulância do Samu que o convênio Chamar 192 acionou esta segunda ambulância, já que haviam duas vítimas”, detalha o gestor municipal de Jóia.

O prefeito coloca que a principal reclamação dos populares, foi centrada na demora para a montagem da estrutura para a retirada dos dois homens – pai e filho – que caíram no buraco.

Por sua vez, o Corpo de Bombeiros Militar de Ijuí detalha que “às 6h25min fizeram contato com a regulação do Samu no fone 192 que cai na central. Na ocasião, a reguladora informou que só havia uma ambulância disponível e que o Samu tinha uma espécie de convênio com as ambulâncias de Jóia e iriam mandar a ambulância de lá. Então, o pessoal chegou na ocorrência, retirou a primeira vítima que foi deslocada por essa ambulância de Jóia. Enquanto o pessoal fazia o resgate da segunda vítima foi ligado novamente para o Samu que deslocaram com outra ambulância que foi por volta das 20h”, diz a nota divulgada pelo Corpo de Bombeiros ijuiense.

Já a coordenadora do Samu de Ijuí, Carla Mello afirmou que a central de Ijuí foi acionada somente às 20h. “Assim que acionada, uma ambulância foi até o local e prestou socorro”, reforçou a profissional.

Carla complementou informando sobre o convênio do município de Jóia com o Chamar 192, o qual preconiza o atendimento por ambulâncias de Jóia nas áreas de abrangência do município. Ela afirmou ainda que não houve erro ou demora no atendimento e que, mesmo sem o contato direto, o Samu de Ijuí socorreu a segunda vítima do acidente.

Conforme a assessoria de comunicação do Hospital de Caridade de Ijuí, até o fim da manhã desta sexta-feira, o pai que caiu no buraco, de 55 anos, deixou a UTI e está internado em observação, no mesmo quarto do filho, que também segue em observação no HCI. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí