Depois do período de aula desta segunda-feira (11), estudantes e professores da UCEFF de Itapiranga vivenciaram um momento distinto, repleto de emoção e saudade. Acadêmicos e docentes de vários cursos se reuniram nas margens do Rio Uruguai para homenagear Andrei Franchini, vítima do naufrágio da embarcação ‘Santos II’ na noite da quarta-feira (06).
Vestindo camisetas de cor preta, os alunos foram transportados em lanchas até o meio do Rio Uruguai, onde lançaram pétalas e rosas brancas nas águas que dividem Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Um padre e um ministro coordenaram as orações, que foram seguidas de muitos aplausos. O tributo ao acadêmico do curso de Agronomia foi organizado pela UCEFF e Barca Aliança, e ocorreu no mesmo horário do acidente.
Andrei Franchini, de 19 anos, era um dos passageiros da embarcação ‘Santos II’ que naufragou durante a travessia entre Itapiranga (SC) e Barra do Guarita (RS). O vista-gauchense ficou desaparecido desde a noite da quarta-feira (06) até a manhã do sábado (09), quando seu corpo foi encontrado boiando nas águas do rio, na localidade de Remanso do Uruguai, numa distância de aproximadamente 3,2 quilômetros do local do acidente.
A Marinha do Brasil, que já abriu procedimento administrativo para apurar as causas do naufrágio, estima que havia de 13 a 15 pessoas no barco que afundou. Andrei Franchini foi o único a não ser resgatado com vida.
O jovem foi sepultado ainda na tarde do último sábado (09), no distrito de Bom Plano, interior de Vista Gaúcha.