Os municípios da região mais afetados pelo temporal da última sexta-feira já organizam os decretos de situação de emergência por conta dos estragos. A prefeitura de Sede Nova publicou, ontem, o documento. O levantamento preliminar indicou que mais de 100 residências foram destelhadas. Cinco famílias ficaram desalojadas e necessitaram ser alocadas na casa de parentes ou amigos. O vendaval atingiu residências tanto na zona urbana como na rural de Sede Nova. Houve ainda destelhamentos de prédios públicos, queda de galhos e árvores, danos em galpões e fristais de leite.
Em Humaitá, também foi elaboFaltde rado decreto de situação de emergência em função do vendaval. O número de casas destelhadas subiu para 63, destas, 21 são de moradores do interior. Pelo menos sete edificações institucionais e três comércios também foram afetados. Um automóvel foi atingido pela queda de uma árvore na ERS-207, em Humaitá. Ninguém se feriu. Uma torre de internet instalada aos fundos da igreja matriz Santa Cecília foi derrubada. O Hospital Adesco sofreu destelhamento parcial, assim como a APAE. Pelo menos até ontem ainda havia pontos sem energia elétrica tanto em Humaitá como em Sede Nova.
Já no município de Redentora, comunidades do interior entram no sexto dia sem energia elétrica. Sítio Biron, Linha Soledade, Linha Fonseca, Linha Ienerich e partes da Linha Manica estão desde a manhã de sexta-feira desabastecidas de luz. Postes caídos, árvores sobre as redes, fios partidos são alguns dos problemas causados pelo temporal daquele dia.
Diante disso, famílias constatam perda de leite e outros produtos perecíveis. Uma equipe da RGE passou em alguns pontos e cortou fios que estavam perigosos, ligaram algumas chaves que estavam caídas, com reestabelecimento da luz em poucas residências. Algumas localidades também não tem água encanada. O caminhão pipa da prefeitura leva água para os locais necessitados de Redentora. Outro município que ainda tem falta de luz, visto o temporal de sexta-feira, é Santa Rosa.
Em Tenente Portela, a prefeitura vai decretar, nas próximas horas, situação de emergência. No momento acontece levantamento dos prejuízos e confecção de laudos. Cerca de 200 casas tiveram destelhamentos.