Busca rápidaX

Gabriel Souza assume a presidência da Assembleia Legislativa

3 de fevereiro de 2021

Seguindo o tradicional revezamento entre as maiores bancadas do parlamento gaúcho, chegou a vez do MDB, com 8 deputados estaduais, assumir a cadeira de presidente da Assembleia Legislativa. No final da manhã desta quarta-feira (03), Gabriel Souza tomou posse em sessão solene, recebendo o cargo de Ernani Polo (PP), que liderou o legislativo em 2020. Para 2022, Valdeci Oliveira (PT) será o presidente do parlamento. Em razão da pandemia e dos protocolos sanitários, o ato que confirmou a condução de Souza à presidência contou com poucos convidados para evitar aglomerações. Além de Souza, foram eleitos para a mesa diretora a primeira vice-presidente Kelly Moraes (PTB), o segundo vice-presidente Luiz Marenco (PDT), o primeiro secretário Valdeci Oliveira (PT), o segundo secretário Ernani Polo (PP), a terceira secretária Franciane Bayer (PSB) e a quarta secretária Zilá Breitenbach (PSDB). Para suplentes, pela ordem, foram escolhidos: Patrícia Alba (MDB), Airton Lima (PL), Sergio Peres (Republicanos) e Jeferson Fernandes (PT). Na votação simbólica, a mesa diretora foi eleita com 51 votos favoráveis e um contrário.

Em seu primeiro discurso como presidente da Assembleia, Gabriel Souza ressaltou a representatividade que o parlamento tem, por ser a própria sociedade, e defendeu que as políticas precisam ser pensadas na atualidade, na velocidade que as pessoas demandam, sem burocracias. O deputado ainda fez questão de criticar àqueles que são contra as instituições, que defendem regimes autocráticos, acreditando que isso seria melhor que a democracia. Souza entende que deve haver uma reestruturação organizacional para que haja uma afinidade maior com os pensamentos atuais e assim a representatividade perca o desgaste que sofreu nos últimos tempos, a partir de escândalos de corrupção.

O presidente da Assembleia defende que haja novas rotinas e atividades que possam fortalecer a relação entre a sociedade e o parlamento, com ferramentas digitais para que a comunidade possa participar do dia-a-dia da Assembleia e tenham voz mesmo que não estejam presencialmente. Souza assegura que a sua gestão será de evolução e não de rompimento, confirmando que as iniciativas dos presidentes anteriores serão continuadas, como a agenda de competitividade proposta por Ernani Polo e o programa Cresce RS, liderado por Luis Augusto Lara.

Gabriel Souza ainda defendeu que a educação seja atualizada para que prepare os jovens para o século XXI e sobretudo destacou que a pauta mais urgente é manter o processo de preservar e salvar vidas durante a pandemia. O parlamentar se colocou a disposição do governo para contribuir na aquisição das vacinas para os gaúchos e criticou àqueles que negam a ciência.

Aos 37 anos, Gabriel Souza está em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa. Foi reeleito em 2018 com a maior votação de sua bancada (52.953 votos). Exerceu no primeiro mandato a presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de 2016 a 2018 foi líder do governo na Casa, sendo um dos deputados mais jovens a assumir o cargo. Também respondeu pela liderança da bancada estadual do MDB. Natural de Tramandaí, Gabriel Souza é médico veterinário, empresário e mestre em Direito e Cidadania.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí/Foto: Guerreiro/ALRS