O município de Ijuí prepara ações para combater o mosquito Aedes aegipty no período do verão 2018/2019, época em que geralmente há mais incidência do inseto, transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zica Vírus. O coordenador da Vigilância Ambiental da prefeitura, Rinaldo Pezetta, ressalta que na primeira semana de dezembro devem começar atividades mais intensas, por exemplo, recolhimento de material que possam acumular água e serem criadouros do Aedes aegypti.
Ele frisa que neste mês foi feito o LIRA, que é o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti, ocasião em que ficou esclarecido que a região entre os bairros São Paulo e Tomé de Souza possuem maior infestação do inseto. Nessa lista também estão, por exemplo, os bairros Progresso e Penha.
No momento, o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em Ijuí está em menos de 1%, considerado baixo. Rinaldo Pezetta destacou que atualmente não há caso confirmado de dengue em Ijuí. Recentemente foi descartada uma suspeita e o município aguarda resultado de exame de outra pessoa, mas há quase certeza que também não se trata da doença.