Busca rápidaX

Inadimplência com IPVA na região gira entre 5 e 18%

4 de julho de 2023

Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul que não pagaram o IPVA deste ano até sexta-feira passada, agora já têm incidência de multa e juro. Além disso, estão sujeitos a terem o veículo recolhido caso forem abordados por órgãos de segurança pública e estiverem com o tributo em atraso.

Em Ijuí, dos 35.026 veículos que precisam pagar IPVA, 4.984, ou 14,23%, ficaram inadimplentes, conforme o mais recente levantamento, com dados do último domingo. Com isso, a arrecadação com o imposto em Ijuí chega a 44 milhões, 426 mil reais. Ainda há cerca de 4 milhões de reais para receber. Metade do valor do IPVA fica com o Estado e outros 50% com o município.

Na área da 9ª Delegacia da Receita Estadual, com sede em Santo Ângelo, o município com maior inadimplência na quitação do IPVA 2023 é Coronel Bicaco, onde 19,42% dos proprietários de veículos ainda não pagaram o tributo. Depois aparecem, pela ordem de maior inadimplência, os municípios de Cruz Alta, Miraguaí, Garruchos, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Ijuí, Sede Nova, Tenente Portela, Santa Bárbara do Sul e Santo Ângelo, com percentuais de 13 a 18%.

Já o município com maior índice de pagamento do IPVA na delegacia da Receita Estadual de Santo Ângelo é Salvador das Missões, onde a inadimplência está em 4,79%. Após, com menor inadimplência, estão Ajuricaba, Alecrim, Mato Queimado, Nova Candelária, Santo Cristo, São José de Inhacorá, São Pedro do Butiá e Tucunduva, com 5% dos proprietários de veículos que não quitaram o IPVA.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí