Busca rápidaX


MANCHETES

Jóia e Santo Augusto registram extremos no rendimento da soja e Ijuí constata 22 sacas

11 de maio de 2023

O escritório regional do IBGE, com sede em Ijuí, realiza reuniões com os 12 municípios da abrangência para avaliar a safra de verão e projetar as lavouras de inverno. No que se refere à soja, os dados são preliminares, pois a colheita ainda não está totalmente concluída.

Em Ijuí, a média de rendimento da soja é de 22 sacas por hectare e não deve ter alteração, mesmo que ainda existam pequenas áreas a serem colhidas. A perspectiva inicial era de 60 sacas. A grande quebra se deve à estiagem. Ano passado, também em virtude da falta de chuva, a produtividade da soja em Ijuí ficou entre 10 a 12 sacas por hectare. Ainda referente ao IBGE regional de Ijuí, a safra de soja deste ano tem melhor rendimento em Santo Augusto, Chiapetta a arreadores, onde a produtividade gira em torno de 35 sacas por hectare.

Já o município de Jóia apresenta o mais baixo rendimento, com 12 sacas de média na soja em áreas de sequeiro, o que totaliza 73 mil e 500 hectares. No entanto, Jóia teve 6 mil hectares de soja com irrigação e a média é de aproximadamente 40 sacas por hectare. Chama atenção, que mesmo em áreas irrigadas, a soja em Jóia não produziu muito, pois faltou água para utilizar em pivôs, além da temperatura ter sido muito alta. Na questão do trigo desta safra, para Ijuí a perspectiva é de 20 mil hectares, mesma área de 2022. A aveia branca também deve manter a área, de 3 mil hectares.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí