Busca rápidaX


MANCHETES

Patrimônio imobiliário do ex-presidente da Ueti chama atenção em investigação da CPI Expofest

7 de junho de 2024

Foi entregue e apresentado, na manhã desta sexta-feira (07), o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou as edições 2022 e 2023 da Expofest Ijuí. O documento foi produzido pelo relator da CPI, vereador Matheus Pompeo de Mattos.

Em entrevista à Rádio Progresso, o parlamentar destacou alguns pontos que se destacaram durante as investigações. “Algo que chamou muito atenção dessa comissão foi o depoimento do presidente senhor Nelson Casarin, onde se disse que é praxe a não cobrança de nota fiscal dos prestadores de serviço, onde algumas vezes não é apresentada ou algumas vezes é apresentada em valores inferiores para baratear o custo. Então isso chama atenção. O Poder Municipal também tem que fiscalizar o recolhimento de tributos. É função dele”, afirmou.

Diante dessa questões, a CPI averiguou, em diligências realizadas no Registro de Imóveis, a existência de 119 matrículas imobiliárias em nome do ex-presidente da União das Etnias de Ijuí (Ueti), Nelson Casarin, sendo 75 matrículas em Santa Catarina e 44 no Rio Grande do Sul. Segundo o relatório, não é possível afirmar que todos esses bens ainda sejam de sua propriedade, mas sim que em algum momento foram. “Isso de forma clara indica algum crime, algum ilícito? Não. Mas isso chama a atenção dessa comissão e a gente tem que trazer isso ao relatório. E com certeza entendo que o Ministério Público vai fazer esse apontamento e verificar se esse patrimônio condiz com a sua renda, a sua receita”, destacou Pompeo.

Na próxima segunda-feira (10), às 16h, a Comissão se reunirá para proceder à votação do relatório. Caso seja aprovado pela maioria, o documento será remetido ao Ministério Público, que decidirá se abre um inquérito. “A CPI faz os apontamentos, dá os indícios, a direção. Agora cabe, após aprovação do relatório, ao Tribunal de Contas do Estado, ao Ministério Público do Estado, o desfecho, a sequência desse trabalho iniciado aqui na Câmara de Vereadores”, explicou o relator.

Além do vereador Matheus Pompeo de Mattos, também integram a Comissão os parlamentares César Busnello (presidente), Chico Ortiz (vice-presidente), Bira Erthal e Jorge Amaral.