Busca rápidaX


MANCHETES

Pejuçarenses produzem cucas para a romaria de Cruz Alta

7 de outubro de 2022

Há quase 100 anos, imigrantes italianos de Pejuçara, reproduzem uma receita cheia de história e sabor. A tradicional cuca italiana, trazida na bagagem pelas Nonas, é uma tradição. Nessa época do ano, a produção vem carregada de fé, já que o destino é a Festa de Nossa Senhora de Fátima, na cidade vizinha de Cruz Alta, que acontece no domingo, 09.
Na Paróquia São José de Pejuçara, o trabalho reúne mais de 100 voluntários por dia. E são necessários pelo menos sete dias para que as mais de 1,5 mil cucas fiquem prontas. O segredo está no afeto de quem dedica horas do dia, para preparar uma receita bastante complexa, como explica Luciana Linassi, uma das voluntárias.
“Tudo começa pela semente, a base de batata, sal, açúcar e água. Essa semente leva em média 1 mês pra ficar pronta, e depois virar o fermento usado nas cucas.” O fermento é misturado em 150 dúzias ovos, 1,5 mil kg de farinha de trigo, 500 quilos de açúcar, banha, e outros ingredientes que dão um sabor especial a massa.
“Essa receita veio com as nossas nonas que vieram da Itália, e foi passada de geração pra geração. No início elas faziam tudo a olho, mas não dava para perder essa riqueza, então nós colocamos as quantidades certas no papel, até para criar um controle de qualidade. Contou Dona Terezinha Vincensi Gelatti.
A receita da cuca feita na casa das Nonas, ganhou escala de produção há 70 anos, desde que Pejuçara realiza a tradicional Festa da Uva e do Trigo, organizada pela igreja católica. As cucas caíram no gosto do povo e foi preciso mais e mais voluntários para dar conta da produção.
“Já fazem 20 anos que eu sou “cuqueira”, o que mais conta aqui é a experiência”, falou entusiasmada, Marines Vincensi. Os homens também tem papel importante. Eles são os responsáveis pelo processo de crescimento da massa e também por assar. E todo cuidado é pouco, já que os fornos são à lenha, e mais uma vez o que conta é a experiência.
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura