Busca rápidaX

MANCHETES

Policial militar de Catuípe é condenado por homicídio culposo pela morte de vizinho

8 de março de 2024

O policial militar Joel Callegari, de 44 anos, foi condenado por homicídio culposo, sem a intenção de matar, pelo assassinato do vizinho Gilvane Pinto, de 41 anos. O crime aconteceu em 21 de abril de 2023, em Catuípe, após uma discussão devido a som alto na casa de Gilvane.

Callegari, irritado pela conduta, foi tirar satisfação na casa do vizinho, momento em que iniciou uma briga e Gilvane foi atingido por disparos de arma de fogo. A defesa de Callegari argumentou no julgamento que o policial agiu em legítima defesa, tese aceita pelos jurados.

O júri ocorreu no Fórum de Catuípe e durou mais de 15 horas, sendo finalizado próximo da meia-noite. A pena foi de um ano e 10 meses de detenção, porém, substituída por prestação de serviços comunitários e multa, em função dos bons antecedentes do réu no período em que esteve detido provisoriamente num presídio militar, em Porto Alegre. Com isso, Callegari saiu do fórum em liberdade.

A sentença foi proferida pela juíza Rosmeri Oesterreich Kruger que presidiu o julgamento. Callegari também foi absolvido da acusação de tentativa de homicídio de outro homem que estava na casa de Gilvane. A defesa de Callegari afirmou estar satisfeita com a decisão, enquanto a acusação afirmou que a família da vítima deverá recorrer.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Rádio Águas Claras de Catuípe