Busca rápidaX


MANCHETES

Previjuí: Executivo ijuiense garante recursos para a aposentadoria dos servidores públicos

3 de agosto de 2022

O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, recebeu em seu gabinete na manhã desta terça-feira, 02, representantes do Sindicato Servidores Públicos Municipais de Ijuí – SSPMI, Associação do Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Ijuí – APMI, Instituto de Previdência dos Servidores de Ijuí – Previjuí, além da secretária de Administração, Márcia Cavalheiro, o secretário de Fazenda, Serafim Ferreira, e o procurador, Jordano Lorenzoni. Na ocasião, foi exposta pela Previjuí a situação atual da previdência municipal. 

Na reunião, o prefeito garantiu repassar ao Previjuí o recurso não gasto pela Câmara para pagar alíquota suplementar em forma de aporte para dar segurança a aposentadoria dos servidores públicos.

De acordo com o Diretor/Presidente do Previjuí, Régis Alex Mattioni, apesar de o instituto de previdência contar com um superávit financeiro (saldo) de R$ 244.656.535,98 (apurado em junho/2022), o último cálculo atuarial aponta a existência de um passivo atuarial de R$ 730.206.167,46 que deve ser equacionado até o ano de 2054. Para equacionar esse passivo, os órgãos pagam uma alíquota suplementar de 34% sobre a folha atualmente.

Para o exercício de 2023, essa alíquota suplementar passará para 40%, que somada a alíquota patronal normal, o onera significativamente a folha de pagamento do funcionalismo e compromete montante considerável de recursos públicos.

A proposta de aportar o saldo financeiro de recursos não utilizados pela Câmara de Vereadores, sugerida pelo Executivo Municipal, contribuiria para solidificar ainda mais os cofres do Previjuí, garantindo maior solidez ao instituto e a certeza da aposentadoria de todos os servidores públicos Municipais ao longo do tempo. Caso seja efetivado, o montante de recursos economizado pelo Legislativo até 31 de dezembro de 2022 será transferido na forma de aporte no mês de janeiro de 2023, impactando e possivelmente diminuindo no percentual das futuras alíquotas suplementares necessárias para equacionar o déficit e dessa forma desonerando a folha de pagamento mensal da Administração Municipal.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí, Prefeitura Municipal