Busca rápidaX

Projeto do lar Bom Abrigo de Ijuí transforma óleo de cozinha em recursos para auxiliar crianças e adolescentes acolhidos

9 de novembro de 2022

Há mais de dez anos um projeto do Lar Bom Abrigo de Ijuí transforma o óleo de cozinha em recursos para manter os trabalhos da instituição. Trata-se do projeto “gordura que faz bem ao coração”. Em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Ijuí o projeto visa o recebimento de óleo de cozinha e a destinação correta do produto. Segundo o captador de recursos Eduardo Leindecker, quando chega no lar, uma parte do óleo recolhido é transformado em sabão e o restante é comercializado. O valor arrecado com a comercialização do produto é aplicado integralmente no atendimento prestado aos acolhidos. O Lar atualmente acolhe 22 crianças e adolescente, de zero aos 18 anos.
Segundo Eduardo o Lar Bom Abrigo possui um convênio com o Executivo de Ijuí que mensalmente repassa um valor por acolhido, que é a principal fonte de renda da instituição, no entanto a equipe precisa buscar outros recursos para dar conta dos custos fixos e variáveis.

O lar possui parceria com mais de 30 estabelecimentos comerciais entre padaria e restaurantes, que destinam a gordura saturada ao instituto. No entanto, a ideia é chegar até as residências, aumentando a quantidade de óleo recebido e auxiliando na conscientização da comunidade quanto a importância do descarte correto. Neste sábado (12) um grupo estará no Parque da Pedreira com a Secretaria do Meio Ambiente realizando a coleta. Quem quiser ajudar pode se dirigir ao local durante todo dia.

Sobre os acolhidos no Lar:

As crianças e adolescentes que vivem no lar são enviadas pelo Conselho Tutelar, responsável pela identificação de cada situação. A partir daí elas são encaminhadas ao judiciário que determina o acolhimento, geralmente são vítimas de vulnerabilidade social ou abusos. No lar elas permanecerem por um período enquanto a família tenta se reorganizar. Se der cero, a criança volta ao lar de origem, caso contrário é destituída da família e vai para adoção. O Lar Bom Abrigo de Ijuí existe há 60 anos. 

Fonte: RPI