Busca rápidaX


Reeleito governador, Eduardo Leite toma posse na Assembleia Legislativa

1 de janeiro de 2023

Na manhã deste domingo (01), Eduardo Leite reassumiu o cargo do Executivo gaúcho para o seu segundo mandato consecutivo. É a primeira vez na história do Rio Grande do Sul, que um Governador é reeleito por sufrágio universal. Eduardo e o vice, Gabriel Souza, foram empossados na Assembleia Legislativa, em sessão solene, conduzida pelo presidente Valdeci Oliveira. Conforme a superintendência de comunicação do parlamento gaúcho, a Rádio Progresso de Ijuí, com o jornalista Marcel Klein, foi a única emissora do norte do Estado presente na posse. 

Empossado, o Governador falou pela primeira vez na tribuna da Assembleia. Em 35 minutos de discurso elencou as prioridades mais urgentes de seu novo mandato, agora até 2026. Leite começou citando a educação, se comprometendo em trabalhar para melhorar os índices do ensino gaúcho. Depois prometeu fazer do Rio Grande do Sul um polo e uma referência nacional em saúde e também falou fortemente em combater a pobreza, principalmente pobreza infantil. O Governador ainda fez questão de destacar que àqueles que são contra os governos eleitos, que podem se organizar e trabalhar para que possam retomar a disputa nas eleições de forma legítima.

Após a conclusão da cerimônia na Assembleia, Eduardo Leite atravessou a rua Duque de Caxias, no Centro Histórico de Porto Alegre, e foi até o Palácio Piratini, onde foi recebido na calçada, pelo Governador Ranolfo Vieira Junior. Em seguida, em nova cerimônia, o vice-governador de Leite em seu primeiro mandato fez a transmissão do cargo. Para encerrar o ato, Eduardo Leite voltou a falar, desta vez de improviso. Mas o maior aplauso recebido pelo Governador reeleito não foi por causa de discurso político, foi quando de peito aberto, falou sobre seu lado pessoal, e citou o “seu amor”, o companheiro Thalis Bolzan: “O Rio Grande do Sul não terá primeira-dama, mas terá alguém que é de verdade”. Após o encerramento do ato, Leite conversou com os jornalistas e disse que não iria a Brasília para a posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí