Busca rápidaX

MANCHETES

Região das Missões flexibiliza uso de máscaras mas mantém outros protocolos

16 de março de 2022

A flexibilização do uso de máscaras se amplia no Rio Grande do Sul. Ontem à tarde, o Gabinete de Crise do governo gaúcho decidiu desobrigar a utilização de máscaras em ambientes ao ar livre no Rio Grande do Sul. Em espaços fechados, o acessório segue obrigatório.

Também ontem, a Associação dos Municípios das Missões foi na mesma linha e tornou facultativo o uso de máscaras em locais abertos, ainda em áreas fechadas, nos 26 municípios de abrangência, exceto em serviços de saúde.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o presidente da AMM e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein, disse que dessa maneira cada município tem autonomia a fim de decidir ou não pela flexibilização. Ele acredita que todas as prefeituras ligadas à entidade vão optar pela desobrigação de máscaras, especialmente ao ar livre. Porém, nas escolas segue a obrigatoriedade, pois uma liminar judicial mantém a necessidade da utilização desse item de proteção por parte de crianças menores de 12 anos em todo Rio Grande do Sul, o que contraria posição do governo gaúcho.

Ricardo Klein faz ressalva de que a população com sintomas ou acometida da Covid, ainda quem possui doenças crônicas, para que usem a máscara. O passaporte vacinal, lotação de 70% dos ambientes e distanciamento social seguem com validade na região das Missões. O presidente da AMM também observou que as prefeituras vão continuar com campanhas de conscientização e fiscalização referente à Covid. Também informou que ontem autorizou decreto, em São Nicolau, que desobriga a utilização de máscaras de proteção facial.

Da mesma maneira, ontem, a prefeitura de São Luiz Gonzaga flexibilizou o uso do mesmo acessório em locais abertos. Giruá, Santo Augusto, Três Passos, Santa Rosa, Três de Maio, Tucunduva, Braga e Porto Mauá são outros municípios onde a utilização de máscara não é mais obrigatória. A decisão é baseada na diminuição do número de casos, óbitos e internações por Covid.

O município de Ijuí, no final da manhã de ontem, da mesma forma, flexibilizou o uso de máscara em locais abertos e fechados. A exceção vale para os serviços público e privado de saúde, onde a máscara é exigida para trabalhadores do segmento, pacientes, acompanhantes ou visitantes, e, ainda, pessoas infectadas por Covid ou com suspeita da doença, também aquelas com sintomas gripais. Além disso, segue a obrigação de máscaras em escolas municipais, estaduais e particulares de Ijuí. Panambi e Condor são outros municípios com desobrigação de utilização de máscara.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí