Busca rápidaX


MANCHETES

Região de Ijuí deverá ter períodos curtos de frio no inverno e chuvas dentro da normalidade

21 de junho de 2024
Condição do tempo nesta sexta-feira à tarde em Ijuí

O inverno começa bastante tímido em Ijuí e região, conforme disse nesta manhã durante entrevista à RPI, a meteorologista, Camila Cardoso. Oficialmente, o inverno iniciou às 17 horas e 51 minutos de ontem. No momento, a temperatura está entre 5 e 7 graus acima da média normal. Esse fim de semana deverá ser com predominância de estabilidade climática, especialmente amanhã, quando a temperatura poderá chegar a 27 ou 28 graus.

Domingo, o vento norte vai favorecer o retorno da chuva para a região de Ijuí, com precipitações climáticas domingo à noite e na madrugada de segunda-feira, até com possibilidade de temporais. Já a partir da próxima segunda-feira a tendência é de redução das temperaturas, com mínima que deve atingir 6 graus na terça-feira.

A meteorologista da Progresso ressaltou que existe previsão de frio mais intenso para Ijuí e microrregião entre o final deste mês, dias 29 e 30, e começo de julho, com mínimas entre 2 e 3 graus, inclusive com geada.

Para o restante do inverno, Camila Cardoso comentou que não existe expectativa de longos períodos de frio, mas sim, média de um a dois dias, com temperaturas que podem chegar próximo a zero grau. Logo após, deverá acontecer aumento de temperatura, por isso, ela entende que no geral as temperaturas do inverno na região de Ijuí ficarão acima da média.

Agosto deverá ter períodos de calor. Quanto às chuvas, a meteorologista Camila destacou que a tendência é que os acumulados fiquem dentro da normalidade para Ijuí e região, mas com fases intercaladas entre julho e agosto, ou seja, episódios de chuva forte e, após, momentos de 5 a 7 dias sem precipitações climáticas.

Na mesma entrevista hoje pela manhã na RPI, Cardoso explicou que neste momento existe neutralidade atmosférica, ou seja, nem El Niño, nem La Niña. No entanto, a tendência para breve é de resfriamento das águas do oceano pacífico, por isso, no momento a perspectiva é de 65% de que o La Niña se configure entre julho e setembro. Diante disso, Camila Cardoso alertou para possibilidade de frios tardios em setembro e outubro, até mesmo com geadas.

Normalmente, o La Niña favorece para menos chuva, porém, para o verão o fenômeno climático deverá ser de fraca intensidade, por isso, no momento se acredita que não haverá falta de chuva ou pouco problema de tempo seco entre final deste ano e começo de 2025 na região de Ijuí.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí