O Serviço de Nefrologia do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) realizou ação educativa nas unidades da Instituição de Saúde para marcar o Dia Mundial do Rim, celebrado hoje, em parceria com o projeto HCI Comunidade. A iniciativa está alinhada à campanha idealizada pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e coordenada no Brasil pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), que foca justamente na educação sobre a doença renal em todos os setores de saúde – comunidade, profissionais e formuladores de políticas públicas. Conforme a SBN, “mesmo com a estimativa de que em 2040 a doença renal crônica possa ser a 5ª maior causa de morte no mundo, existe uma persistente lacuna de conhecimento sobre a doença, que não tem sido preenchida”.
Pela manhã, a médica nefrologista Ana Doile, acompanhada do assistente social, Alessandro Borré, e colaboradores do Serviço, passaram nas unidades do Hospital entregando um informativo sobre a doença renal crônica e a importância dos exames para rastreamento – creatinina sérica e de urina. Quando diagnosticada precocemente, a progressão da doença pode ser controlada ou retardada, na maior parte dos casos.
“É muito importante ter atenção aos grupos de risco, entre eles idosos, pessoas com hipertensão, diabetes ou tabagistas, e também muito cuidado na ingestão de alguns tipos de medicamentos, como antiinflamatórios, que quando consumidos em excesso sem acompanhamento profissional podem ser prejudiciais aos rins”, orientou Ana Doile. No período da tarde, a atividade foi realizada pela médica nefrologista Larissa Pizzolotto que, acompanhada da equipe, reforçou a necessidade da conscientização acerca da importância da saúde do rim e o conhecimento dos principais fatores de risco, já que a doença renal crônica se trata de uma doença silenciosa.
A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Nefrologia do HCI conta com 38 máquinas de rins artificiais e é referência para a população das Coordenadorias de Saúde de Ijuí (17ª) e das regiões de Palmeira das Missões (15ª) e Frederico Westphalen (2ª e 19ª). Atualmente, 170 pacientes realizam hemodiálise, 16 em diálise peritoneal e uma média de 10 pacientes agudos em tratamento na UTI, e são realizadas mais de 1,7 mil sessões por mês.
Presidente do HCI, e médico nefrologista na Instituição, Douglas Uggeri parabenizou pela iniciativa e destacou a importância do Hospital ser protagonista também em ações educativas, a exemplo da realizada hoje, que busca chamar a atenção para os cuidados em saúde. “É um momento importante, pois conseguimos falar sobre prevenção e alertar para a importância de acompanhar os sinais e evitar complicações”, afirma. A prevenção às doenças renais passa pela adoção de uma alimentação balanceada, prática regular de atividade física, evitar consumo exagerado de bebidas alcoólicas e o tabagismo.