Busca rápidaX


MANCHETES

Sinal verde para recursos para a agricultura familiar no RS

10 de junho de 2024

Nesta segunda-feira, 10 de junho, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – Fetag-RS acompanhada pelo deputado estadual Elton Weber e a Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar – Coohaf. realizou reunião com a Casa Civil e a Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária. O encontro teve como foco principal a solicitação de recursos para habitação rural, a discussão sobre anistia de dívidas dos agricultores familiares atingidos pelas enchentes e também o auxílio emergencial através do Pix do governo do estado.

A Fetag-RS e a Coohaf levaram à mesa de negociações a necessidade urgente de recursos para a construção de moradias rurais. As entidades propuseram um montante de R$ 25 mil por unidade habitacional, destinado ao custeio da mão-de-obra para a construção das casas. Neste primeiro momento, a Coohaf está organizando a construção de 300 casas no meio rural com o auxílio de recursos do Governo Federal. O valor solicitado ao Estado é fundamental para garantir que as famílias rurais tenham acesso a habitações dignas e adequadas, promovendo a melhoria das condições de vida no campo.

Outro ponto discutido durante a reunião foi a anistia do Programa Troca-Troca de Sementes de milho 2024/2025, as sementes do milho safrinha 2023/2024 e as sementes do forrageira, visto que os agricultores plantaram e não terão colheita em sua safra. A anistia pleiteada pela Fetag-RS representa economia de cerca de R$ 38milhões para a agricultura familiar.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, que esteve na reunião, reforça a necessidade urgente de respostas aos pedidos realizados. “Esperamos que os pleitos apresentados sejam atendidos com a devida urgência, dada a importância dos recursos para a construção de habitações e a relevância da anistia de dívidas para a sustentabilidade econômica da agricultura familiar tão castigada pelas enchentes” reforça o dirigente.

A Casa Civil e a Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária estarão dialogando com o governo do estado para apresentar as respostas aos pedidos nos próximos dias.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Fetag