Busca rápidaX

MANCHETES

Sindicomerciários de Ijuí conclui dissídios coletivos de categorias abrangidas

14 de junho de 2023

O Sindicato dos Comerciários de Ijuí concluiu as negociações dos dissídios coletivos deste ano referentes a todas as categorias que representa. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o presidente da entidade, Ari Bauer, disse que o último acordo aconteceu com o Sindicato do Comércio Varejista, com sede em Ijuí, no tocante aos trabalhadores do comércio, os comerciários dos 21 municípios de abrangência do Sindicomerciários. O acerto ocorreu quarta-feira passada.

O piso dos comerciários ficou em mil, 679 reais, aumento de 87 reais. Para trabalhadores que ganham comissão, o salário base passou para mil, 689 reais. Em novembro, os comércios com direito ao auxílio estudante vão receber mais 839 reais, valor correspondente a metade do piso. Há outras cláusulas no acerto entre os sindicatos dos comerciários e varejista de Ijuí, como quinquênio. Também tem o auxílio estabilidade gestante, ou seja, três meses de garantia no emprego quando a funcionária voltar ao trabalho após licença maternidade.

Outra cláusula estabelece 30 dias de estabilidade após as férias. Ainda existem valores de quebra de caixa e maior montante para horas extras em relação ao que está na legislação federal. O novo piso dos comerciários de Ijuí e região começará a ser pago na folha salarial deste mês, que também incluirá os valores retrativos da reposição referente aos meses de março, abril e maio, pois março é a data base da negociação.

Na mesma entrevista na Progresso, Ari Buer enfatizou que o Sindicomerciários ijuiense fechou o dissídio coletivo com o Sindicato Varejista de Três Passos, referente aos comerciários da região Celeiro. Da mesma forma, ocorreu definição do dissídio dos trabalhadores das áreas de farmácias, funerárias, supermercados, atacadistas, dentre outros segmentos, com salário base em todos os casos acima de mil, 678 reais, até cerca de mil, 790.

Em todos os casos também existem cláusulas que beneficiam os trabalhadores com outras vantagens. Porto outro lado, o Sindicomerciários de Ijuí ainda definiu acordos salárias com empresas em particular, por exemplo, a Havan, cooperativas, como a Cotrimaio, Cotripal e Cotricampo, também com a Redecoop, referente aos funcionários dos supermercados da Cotrijuí.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí