Busca rápidaX


MANCHETES

Ueti defende urgência em decisão sobre próxima Expo-Ijuí/Fenadi

30 de novembro de 2021

A União das Etnias de Ijuí defende a realização da Fenadi presencial em outubro do próximo ano, mas dependendo dos protocolos sanitários da Covid, ou seja, conforme estiver a situação da pandemia até lá. Esse ano e em 2020, a Fenadi não ocorreu no parque Wanderley Burmann, assim como a Expo-Ijuí, visto a Covid.

Ontem à noite, a Ueti realizou a última reunião de 2021, com presidentes das etnias locais. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o presidente da Ueti, Nélson Casarin (foto), disse que o posicionamento pela realização da Fenadi vai ser protocolado na prefeitura, porém é preciso saber os encaminhamentos da Associação Comercial e Industrial, que é a promotora da Expo-Ijuí.

Casarin frisou que ouviu comentários de que a ACI estaria inclinada a não ficar mais à frente da feira. Ainda observou que chegou a ser iniciada conversa para criar uma empresa a fim de gerenciar a Expo/Fenadi, mas a proposta não vingou. Nélson Casarin também entende que a administração municipal ijuiense precisa se posicionar sobre os mencionados eventos.

O presidente esclareceu que a Ueti tem condições de realizar a Fenadi, mas para agregar a responsabilidade pela Expo-Ijuí, se tiver essa indicação, a entidade cultural necessita buscar apoio do poder público, entidades e outras instâncias, pois se torna um complexo muito grande para gerenciar. Casarin também comentou que é preciso encaminhar todas essas questões em relação à Expo/Fenadi, pois já existe atraso na organização, visto que no mínimo um ano antes dos eventos é necessário estabelecer a direção da Expo-Ijuí, comissões e outros detalhes.

No tocante a ACI ijuiense, hoje, ao meio-dia, a direção vai realizar reunião-almoço para debater encaminhamentos referentes à realização ou não da próxima Expo-Ijuí, por isso, ainda não possui detalhes de seguir ou não como promotora da programação.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí