Busca rápidaX

MANCHETES

Capacitação sobre regularização de cantinas e agroindústrias acontecerá em Bozano

14 de agosto de 2023

O escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, vai realizar capacitação sobre legislação e regularização de cantinas e agroindústrias para produção de vinhos e sucos, no dia 30 deste mês, no salão comunitário de Santa Lúcia, interior de Bozano.

O agrônomo, Erni Breitenbach, ressalta que o encontro vai abordar, por exemplo, a lei do vinho colonial, que favorece implantação de cantinas sem necessidade de criação de CNPJ, ou seja, uma empresa. Nesse caso, a produção precisa ser de até 20 mil litros de vinho por ano, com possibilidade de comercializar em cooperativas, feiras ou nas propriedades, através do bloco de produtor. Já na questão de sucos, por exemplo, de laranja, não há limite de produção, com venda em diferentes estabelecimentos.

A programação vai esclarecer os participantes sobre processo de regularização de cantinas ou agroindústrias, tributação, boas práticas de produção, até mesmo custo para esses projetos. Na tarde do dia 30, representação da secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul também vai estar presente na capacitação, até porque o Ministério da Agricultura repassou algumas atribuições para o Estado.

A programação ainda vai contar com visita à Cantina Vieira, localizada na própria comunidade de Santa Lúcia, que produz vinhos conforme regularização do Ministério da Agricultura. Produtores de vinho ou sucos, ou quem pretende iniciar nestes segmentos, podem se inscrever nos escritórios da Emater para participar do encontro em Santa Lúcia, Bozano, dia próximo dia 30.

Ontem, às 6 horas e 30 minutos, Erno Breitenbach falou mais sobre o evento durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. O Progresso Rural vai ser reprisado, hoje, a partir das 22 horas, no programa Companhia da Noite da RPI. Abaixo, confira a entrevista com Erni Breitenbach:

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí