Ijuí e região vão estar representados com expositores na Expointer, em Esteio, feira que acontecerá deste sábado, 26, até 3 de setembro. Por exemplo, a indústria Imasa, de Ijuí, estará na feira e como novidade apresentará as plantadeiras Saga Premium Flex e Saga S versão trigueira.
No prédio da agricultura familiar da Expointer, de Ijuí participará a agroindústria Krawechuka, segmento de embutidos. De Augusto Pestana vão estar presentes a agroindústria Belvedere, que produz cachaça, e a agroindústria Scher, que comercializa rapadura e melado. Já do município de Jóia, estará na Expointer a agroindústria Camponês, que produz sorvetes, picolés e queijos.
Hoje pela manhã, durante entrevista na RPI, o secretário estadual adjunto da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Márcio Madalena, disse que o parque Assis Brasil recebeu diversas melhorias, por exemplo, com acessibilidade em todos os pavilhões, um elevador no prédio principal, ampliação de calçamento e nova cancha na área de cavalos crioulos. O investimento ficou em cerca de 2 milhões de reais.
Para colocar em prática o slogan deste ano que é “A inovação faz o agro mais forte”, a Expointer vai ter grande foco em tecnologia, seja na área animal, ainda de maquinários e outras. Nesse segmento, haverá um robô em demonstração. Márcio Madalena ressaltou que são tecnologias aplicáveis no agronegócio, nas lavouras. Indústrias de máquinas agrícolas vão apresentar avanços nessas inovações, por exemplo, em tratores. Ele também observou que a feira terá novidades em genética de animais.
A Expointer ainda contará com palestras e demais discussões ligados ao agro com temas sobre financiamentos, florestas, crédito de carbono, dentre outras discussões. O pavilhão da Agricultura Familiar terá o maior número de expositores da história, com 372 empreendimentos. 73 estarão pela primeira vez. Já no pavilhão do artesanato vão ser 196 artesãos em 118 estandes. O setor de máquinas e implementos agrícolas foi ampliado, o que permite participação de mais 31 empresas, num total de 170 expositores. Haverá 4.275 animais de argola e rústicos. E a Emater divulgará na próxima terça-feira, também na Expointer, a projeção inicial da safra de verão no Rio Grande do Sul.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, vão estar na feira. O secretário adjunto da Agricultura do Rio Grande do Sul expressou na entrevista na Progresso que espera dos representantes do governo federal anúncios sobre novas linhas de crédito agrícola, renegociação de dívidas rurais, inclusive aumento do período para plantio da soja até início de fevereiro de 2024, pois esse prazo foi reduzido.
A expectativa é manter ou até superar os números da Expointer do ano passado, que teve cerca de 773 mil visitantes e movimento de 7 bilhões e 100 milhões de reais. A RPI vai estar presente em todos os dias da Expointer, com transmissões do parque Assis Brasil.