Busca rápidaX


MANCHETES

Coprel participa de nova fase do programa estadual Energia Forte no Campo

29 de agosto de 2023

O governo gaúcho apresentou, ontem, a quarta fase do programa Energia Forte no Campo. Projetos de cinco cooperativas vão ser beneficiados com o programa. O Estado subsidia até 20% do valor dos projetos para extensão da energia trifásica no campo. As cooperativas Creral, com sede em Erechim, e Coprel, sediada em Ibirubá, participam dessa fase do Energia Forte no Campo.

Os detalhes sobre a quarta fase do programa foram publicados no Diário Oficial do Estado no início de agosto, prevendo investimento de R$ 31 milhões do Avançar na Sustentabilidade. O valor será disponibilizado para as cooperativas de eletrificação rural de forma proporcional à quantidade de consumidores atendida por elas.

A seleção de projetos ainda se estende até quinta-feira (31/8) e o resultado final será divulgado em 15 de setembro. Com as cinco cooperativas já selecionadas, a expectativa é atender 7.200 consumidores com 277 quilômetros de redes elétricas e um investimento total superior a R$ 23 milhões.

Financiamento

O Energia Forte no Campo disponibiliza uma linha de financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para as cooperativas de eletrificação rural que atenderem aos critérios da instituição. A carência é de 24 meses e a liquidação pode ser feita em até 120 meses.

As cooperativas repassarão os valores aos clientes rurais que tiverem seus projetos selecionados e que tenham interesse no financiamento com as mesmas condições pactuadas com o BRDE.. O prazo para execução dos projetos será de 24 meses a partir do termo de colaboração a ser celebrado entre as partes.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e governo do Estado