O mais recente informativo semanal do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, aponta que já começou a colheita do trigo. Porém, percentual muito baixo, cerca de 0,30%, com média de 35,4 sacas por hectare. Do restante, 9% está em maturação, 67% em granação e 23% na fase de floração. Os dados são dos 44 municípios de abrangência.
A colheita ocorre na região Celeiro, por exemplo, municípios de Tenente Portela, Três Passos e Crissiumal. O menor número de perfilhos, perda de eficiência da adubação nitrogenada e aplicação de adubação nitrogenada fora do período ideal, contribuíram para redução de espigas.
O excesso de chuva causou ataque de doenças, como giberela e brusone. A estimativa é que 20% do potencial produtivo do trigo foi comprometido com as adversidades climáticas e ataque de doenças. Com isso, a perspectiva inicial de média de 51 sacas por hectare não vai ser atingida.
Na aveia branca a situação é semelhante. As primeiras lavouras colhidas tiveram produtividade em torno de 33 sacas por hectare e PH dos grãos abaixo de 50 pontos. Referente à canola, o longo período com clima nublado e baixa luminosidade comprometeu o desenvolvimento final dos grãos, com perda de tamanho. Cerca de 10% da cultura já foi colhida dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, sediado em Ijuí. O rendimento médio é de 26 sacas por hectare.