Hoje começa o período recomendado para plantio da soja em Ijuí e região, conforme o zoneamento agrícola. O extensionista da Emater, em Ijuí, Edewin Bernich, observa que com a atual umidade do solo, visto as intensas chuvas, é preciso aguardar entre 5 e 6 dias de sol para realizar o cultivo, pois plantar com excesso de umidade já significa iniciar a safra com problemas. Informou que é registrado atraso no preparo de áreas, como dessecação, para plantio da soja, por conta das precipitações climáticas.
Bernich esclareceu que já se discute com agricultores a possibilidade de cultivar a oleaginosa apenas com uso de discos nas plantadeiras e não sulcadores, para evitar erosão. Dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, a perspectiva é que sejam plantados 970 mil hectares com soja, pequeno aumento em relação ao período 2022/2023. Em Ijuí, deverão ser mantidos os 40 mil hectares da safra passada.
E neste sábado, agricultores retomam a colheita do trigo, mesmo ainda com umidade do cereal acima de normal. O problema é que há previsão de chuva a partir de segunda-feira e ainda há cerca de 80% da cultura nas lavouras. O excesso de chuva, como ocorreu nesta semana, já causam prejuízo, inclusive com germinação dos grãos nas espigas, perda de qualidade e outros problemas.