Busca rápidaX

Em 50 dias, Ijuí registra mais da metade da chuva para o ano todo

24 de outubro de 2023

Dados do escritório da Emater de Ijuí, situado à rua 24 de Fevereiro, apontam que neste mês já choveu 472 milímetros no centro da cidade. Em setembro foram 452 milímetros, ou seja, de primeiro de setembro até agora são 924 milímetros. A média histórica é de 1.650 milímetros no ano todo em Ijuí, portanto, choveu mais da metade do normal para os 12 meses em cerca de 50 dias.

Esse excesso de chuva resulta em problemas em estradas e plantações. Em termos de vias rurais, a secretaria de Desenvolvimento Rural de Ijuí atua em diferentes locais para resolver problemas irregularidades. Segundo o secretário, Émerson Pereira, da última sexta-feira até ontem, inclusive no fim de semana, foram solucionados 12 pontos, nos distritos de Santana, Itaí, Heidmann e Barreiro.

Hoje, a ação deve ocorrer em mais quatro a cinco locais, dentre os distritos de Santana, Floresta, Barreiro e Alto da União, se as condições climáticas permitirem. Nessa semana também estão previstas obras em vias rurais dos distritos de Itaí, Colônia Santo Antônio e Linha 6 Norte. Émerson observa que as equipes utilizam, especialmente, patrolas, retroescavadeira e rolo compactador. O secretário ijuiense ainda frisa que ontem solicitou licença ambiental de mais uma cascalheira e, nos próximos dias, vai verificar outro local para retirada de cascalho.

No que se refere às lavouras, as chuvas deixam prejuízos nas culturas de inverno. A colheita do trigo em Ijuí está em cerca de 50% e avançou bastante desde o último sábado, com a estabilidade climática. Segundo a Emater, o rendimento médio gira entre 20 e 25 sacas por hectare e com qualidade do grão bastante prejudicada em função da umidade.

Nesse caso, o PH varia de 70 a 72 e algumas áreas têm qualidade um pouco superior ao mencionado patamar. No entanto, muitas outras lavouras registram PH abaixo de 72, o que significa produto regular ou ruim.

Dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, a produtividade média do trigo é de 36,80 sacas por hectare. Há lavouras com 15 sacas por hectare. Já o milho apresenta bom desenvolvimento, mesmo com excesso de precipitação climática. No entanto, a falta de luminosidade e calor prejudicam o fortalecimento do milho.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí