A secretaria de desenvolvimento rural de Ijuí adotou um cronograma para contemplar melhorias nas estradas e acessos do interior. Conforme o secretário Emerson Pereira, em razão do excesso de chuvas e estragos causados pelo excesso de umidade, a cada duas semanas a concentração de máquinas estará disponível em cada distrito. Estão sendo priorizadas as linhas principais, focando na questão de cascalho, tubulação e reparos nas estradas.
Com esse planejamento, o objetivo é que as máquinas passem pelo menos duas vezes em cada distrito. Também há equipes preparadas para trabalhos emergenciais. Segundo o secretário, atualmente a maior dificuldade são as vertentes. As localidades que tiveram maior surgimento de vertentes foram Parador e Colônia Santo Antônio. No distrito de Mauá foi possível minimizar esse problema. Atualmente a equipe está no Mauá, mas o trabalho foi paralisado em razão da instabilidade climática e seguirá assim que as condições do tempo permitiram. O próximo distrito a ser beneficiado será o Floresta.
Pereira reiterou que existe um link, disponível no site da prefeitura, para contato via Whatsapp. Isso permite que produtores rurais e moradores do interior possam contatar a secretaria em casos emergenciais. Atualmente há trabalho em andamento também relacionado a bueiros, pensando no retorno das aulas e, consequentemente do transporte escolar, buscando melhorias nas estradas durante o recesso.