A cultura da soja está em desenvolvimento em Ijuí. Conforme o extensionista da emater, Edvin Bernich, as lavouras estão muito desuniformes, dependendo da localidade e da época que foi semeada. A cultura está 100% plantada, inclusive já tem área cultivada sobre o milho que foi colhido para silagem.
Segundo Bernich, ocorreram muitos problemas de pancadas de chuvas localizadas, acima de 100 milímetros em pouco tempo que ocasionaram erosão e deixaram algumas lavouras em situação ruim. No entanto, com relação à pragas e doenças tudo está sob controle. Os problemas que mais foram percebidos é com relação a lavouras com menos população de plantas por metro linear que o normal, e também a perda de fertilidade devido aos altos volumes de chuvas que ocorreram depois da colheita de trigo e após a semeadura da soja, que causaram a erosão laminar.
No estado, o plantio da soja atingiu 99% da área projetada. A estimativa de plantio para esta safra é de 6 milhões 745 mil 112 hectares, e a perspectiva de produtividade é de 3.327 kg por hectare.