Busca rápidaX

MANCHETES

ACI de Ijuí se posiciona contra aumento da alíquota de ICMS

11 de dezembro de 2023

A Associação Comercial e Industrial de Ijuí é contra o projeto do governo gaúcho de aumentar a alíquota de ICMS dos atuais 17% para 19,5%, a partir do próximo ano. A matéria já está na Assembleia Legislativa e deverá ser votada na próxima terça-feira.

Hoje pela manhã, durante entrevista na RPI, o vice-presidente financeiro da ACI, Carlos Ludwig, comentou que o acréscimo do imposto vai impactar sobre o consumo, pois encarece, por exemplo, a energia elétrica, combustíveis, internet, dentre outras áreas, o que vai se traduzir em aumento de preços para a população.

Diante disso, a ACI ijuiense se mobiliza com outras entidades, por exemplo, Federasul – Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul – e Fecomércio – Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado – a fim de conquistar apoio dos deputados estaduais para votar contra a elevação do ICMS.

Nos próximos dias, a ACI e outras entidades de Ijuí, por exemplo, o Sindilojas, organizarão uma carta conjunta para publicizar mais a contrariedade ao projeto do Estado. Carlos Ludwig entende que aumentar o ICMS poderá gerar desemprego e fazer com que empresas gaúchas se transfiram para Santa Catarina, pois o vizinho Estado não vai ter acréscimo no tributo.

Para o vice-presidente da ACI de Ijuí, ao invés do Executivo gaúcho elevar o ICMS, deveria reduzir o tamanho da máquina pública, diminuir despesas, ainda ter maior eficiência nos gastos, além de rever o formato de incentivos fiscais para algumas áreas empresariais.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí