Acordo firmado entre os deputados e senadores da bancada gaúcha no Congresso Nacional, viabilizou uma emenda impositiva de 20 milhões de reais no Orçamento Geral da União de 2019 para construção da ponte internacional entre Brasil e Argentina, em Porto Xavier.
Com o acordo, os 57 milhões de reais que já estavam garantidos para a obra no orçamento deste ano foram realocados para a duplicação da BR-116. Se a mudança não fosse feita, os recursos se perderiam por falta de tempo hábil para o empenho.
Além dos recursos para a ponte, a bancada aprovou 68 milhões de reais para serem distribuídos proporcionalmente a hospitais filantrópicos e santas casas, também 30 milhões para escolas agrícolas.
Para o deputado federal, Darcísio Perondi, do MDB, em relação à ponte internacional Brasil/Argentina, o importante é que agora haverá tempo para concluir o projeto, incluir no Programa de Aceleração do Crescimento, empenhar os recursos e fazer a licitação, tudo em 2019.
Perondi comenta que os argentinos concordaram com o local e o traçado, mais próximo das zonas urbanas das duas cidades, Porto Xavier, no Brasil, e San Javier, na Argentina.