Busca rápidaX


MANCHETES

Bombeiros do 12º BBM auxiliam no combate às chamas no Mato Grosso do Sul

28 de agosto de 2024
Foto: Amanda Thiel/RPI.

Dois bombeiros do 12º Batalhão de Bombeiros Militares (BBM), de Ijuí, estão auxiliando no combate a incêndios florestais no Mato Grosso do Sul. O fato foi confirmado pelo capitão do 12º BBM, Cauê Czyzeski Nardes, em entrevista para o programa Rádio Ligado, na manhã desta quarta-feira (28).

Segundo o capitão, os bombeiros compõem uma equipe especializada que deverá permanecer por 14 dias apoiando a ação de combate às chamas na cidade de Miranda (MS), próximo da fronteira com a Bolívia. “O que está ocorrendo lá é uma situação bem extrema, tem corporações de diversos locais do Brasil apoiando a região do Pantanal”, salientou Czyzeski. Do Rio Grande do Sul, ao todo, são 11 bombeiros que trabalham no combate aos incêndios florestais no Mato Grosso do Sul.

O capitão do Corpo de Bombeiros afirmou ainda que os incêndios florestais que vêm ocorrendo podem ser causados por diferentes fatores, como altas temperaturas e baixa umidade. Porém, há diversos casos provocados por ação humana, onde muitos utilizam a queimada para limpar o terreno ou preparar a área para cultivo.

Czyzeski explica que para iniciar o fogo são necessários três elementos, sendo um deles uma fonte de ignição, ou seja, algo com uma temperatura mais elevada que, reunida com os outros elementos, inicia o incêndio, o que pode ocorrer de forma criminosa ou acidental, como restos de cigarro ou fogueiras em campings. O combate a esses incêndios são realizados através do uso de água, soprador ou fogo contra fogo.

O Corpo de Bombeiros orienta a não colocar fogo em vegetação, pois a propagação é muito rápida, dificultando o controle das chamas. A fumaça liberada pelos incêndios também é prejudicial e, se inalada, por ser tóxica, pode causar diversos danos à saúde. Incêndio em vegetação configura um crime ambiental e, se identificado pelo Corpo de Bombeiros, seguirá para registro da ocorrência.

Fonte: RPI