Terminou na madrugada de hoje (25), mais uma edição do Festival Nativista Canto de Luz de Ijuí. Foram três noites de muita música além da tarde de sábado com a Lamparina da Canção Gaúcha que ocorreu na tarde de ontem (24).
Ao todo 16 composições subiram ao palco do CTG Clube Farroupilha. Um grande público compareceu para prestigiar o tradicionalismo e a cultura gaúcha.
Com interpretação de Francisco Oliveira, Rainieri Spohr e Miguel Marques a composição A Luz, O Tempo e A Vida conquistou o primeiro lugar na fase geral. O segundo lugar é da música Rincão de Alma e Saudade interpretada por Juliano Moreno.
A melhor interprete é Nicole Carrion com a música Cristalina. A melhor letra é de Quando o Espelho Perde o Aço. Já a música mais popular foi Benzedor de Tormentas.
Na fase local o Canto de Luz 2018 premiou a música Nova Estação, interpretada por José Ricardo Nerling. A segundo lugar é Toada pro Rincão, defendida por Dionathan Farias e Alisson Frós. Já o terceiro lugar ficou com a música Degeneração, entoada por Rogério Knorst.
Já a Lamparina da Canção Gaúcha que ocorreu ontem à tarde (24), teve na categoria mirim a vitória de Henry Guilherme da Silva Ramos. Ele defendeu a consagrada música Potro sem dono. No segundo lugar com Não podemo se entregar pros home ficou Murilo Vargas. E em terceiro com a música Delicada, Giovana Vieira de Lima.
Na categoria Juvenil a vencedora com a música Trinca de Reis foi a jovem Luiza Bento Casanova. Em segundo ficou Kathellyn Beatriz Garcia com a música Ressurreição e em terceiro com O perfume do teu poncho, Júlia Fenner.
A comissão organizadora destaca o grande evento do festival nativista, onde mais de 600 composições foram inscritas. A 8ª edição do festival já começa a ser organizada. A ideia é que o evento ocorra na mesma época no ano de 2019, também no CTG Farroupilha em Ijuí.