Busca rápidaX


Ciclone no RS: número de vítimas sobe para 48, aponta Defesa Civil

16 de setembro de 2023

Subiu para 48 o número de mortos após a passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul. O dado foi atualizado pela Defesa Civil estadual em balanço divulgado no início da tarde desta sexta-feira (15).

O último óbito registrado é o de Elma Clara de Souza, de 99 anos. Moradora de Roca Sales, a 38 km de Porto Alegre, a idosa estava hospitalizada após ser resgatada e faleceu na quinta-feira (14).

O número de cidades do RS afetadas pelas enchentes do início de setembro chegou a 103. Conforme o levantamento, nove pessoas seguem desaparecidas.

São ainda 1.426 desabrigados – pessoas que necessitam de abrigo público – e 20.969 desalojados – pessoas que estão em outras residências. A Defesa Civil estima que mais de 357 mil pessoas tenham sido afetadas pelas inundações.

A Polícia Civil atualizou, na quinta-feira (14), a lista com os nomes e os municípios das nove pessoas que seguem desaparecidas após a passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul. A investigação indicou que os desaparecimentos são de moradores das cidades de Lajeado, Roca Sales, Muçum, Arroio do Meio e Encantado.

Quem são os desaparecidos

Lajeado:

  • Ariel Delmo Armani, 25 anos, desaparecida desde 5 de setembro.
  • Carlos André Pereira, desaparecido desde 4 de setembro.

Roca Sales:

  • Rodrigo Martins Lopes, desaparecido desde 4 de setembro.
  • Deiser Cristiane Vidal, desaparecida desde 4 de setembro.

 

Muçum:

  • Terezinha Torres da Silva, 66 anos, desaparecida desde 4 de setembro. De acordo com a família, o marido dela foi encontrado sem vida, mas ela ainda não foi localizada.
  • Deoclydes José Zilio, 93 anos, desaparecido desde 4 de setembro
  • Alciano Bianchi, 38 anos, desaparecido desde 4 de setembro (de acordo com a família, ele foi ajudar no resgate de atingidos pelas enchentes em Muçum e desapareceu).

Arroio do Meio:

  • Alexandre Eduardo Macedo de Assis, 48 anos, desaparecido desde 5 de setembro. A família diz que ele foi visto pela última vez em cima do telhado da casa em que vivia antes de ser levado pela enchente.

Encantado:

  • Paulo Lansini, 68 anos, desaparecido desde 5 de setembro (de acordo com a família, foi levado pela enchente).
Fonte: G1 RS. Foto: Mauricio Tonetto e Gustavo Mansur / Palácio Piratini