Busca rápidaX

MANCHETES

Coleta Seletiva Solidária é realizada em 45 bairros de Cruz Alta

26 de agosto de 2022

Em julho, a Cooperativa de Trabalho União das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de Cruz Alta – UNICCA, comercializou 45.580 Kg de material reciclável, o que representa um incremento de 50% em relação a meta estabelecida para a coleta que, inicialmente, era de 30 mil quilos. No entanto, este peso, segundo Enedina Teixeira, Gestora da Cooperativa, representa somente 15% do potencial de recolhimento de resíduos recicláveis do município.

“Apesar deste resultado ser positivo, temos muito ainda para avançar no município, e, para tanto, é necessária a conscientização ambiental e social da população, do comércio e dos grandes geradores, visto que o impacto na geração de renda dos 49 associados, é significativo. É fundamental que as pessoas separem, cada vez mais e melhor os resíduos recicláveis dos não recicláveis”, diz ela.

Quantos aos containers, Enedina salienta que, nos últimos meses, a coleta evoluiu muito. “Antes, eram em torno de 3 mil quilos/mês. Hoje, são cerca de 2 mil quilos/semana. Solicitamos ao comércio para que descarte os materiais das 17h às 17h30, pois vemos muitos colocarem após às 18h, o que acaba ficando nos locais, e se chove, molha, ocasionando, inclusive, a poluição visual”. E quanto aos parceiros/grandes geradores, precisamos implementar mais parcerias. Hoje, 56% do material que chega nos grupos, é proveniente dos grandes geradores”.

A Presidente da Cooperativa, Lidiane Jaques, lembra que a Cooperativa foi criada em abril, e, hoje, a coleta seletiva é feita com três caminhões, em quarenta e cinco bairros de Cruz Alta, o que representa 65% da abrangência de todo município. Tudo o que é recolhido, é encaminhado para quatro grupos distribuídos, nos bairros dos Funcionários, Acelino Flores, Jardim Primavera, e Planalto/Progresso. “Lembro que desde o momento em que a Cooperativa passou a existir, os catadores têm os seus direitos previdenciários assegurados, já que é pago para cada cooperado, o recolhimento de INSS referente a um salário mínimo”.

Lidiane também ressalta que antes de ser formada a Cooperativa, eram recolhidas em torno de 23 toneladas/mês. Posteriormente, no mês de julho, por exemplo, foram 45 toneladas. “Praticamente dobrou o volume, e com isto a renda dos associados também teve um incremento”.

MATERIAIS

Dentre os materiais que podem ser entregues aos coletores, estão: latinhas, garrafas pets de todas as cores; panelas e fôrmas; caixinhas em geral de leite, creme de leite, leite condensado e de ovos; embalagens de alimentos e de produtos de limpeza; papel, jornais, papelão e revistas.

RECOLHIMENTO DE VIDROS

Nos bairros, a população pode também entregar vidros aos coletores. Ou então, quem optar, pode deixar o material diretamente na sede do Grupo do Bairro Jardim Primavera, onde é feito o recebimento.

RECOLHIMENTO DE ÓLEO

Nos respectivos dias da coleta, é realizado o recolhimento de óleo de cozinha usado. Existe também a opção da população levar até a sede de um dos quatro grupos. É necessário que o óleo seja embalado em vasilhames.

Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone 55 991971919. A Central da Coleta Seletiva Solidária está localizada na Rua Pinheiro Machado, número 911, 2ª andar.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí, Prefeitura Municipal