Busca rápidaX


MANCHETES

Curiosidade: primeira energia elétrica de Ijuí era movida a locomóvel

2 de julho de 2023

Na foto anexada a essa matéria (em 1999, recém reformado), um Locomóvel importado da Europa e que foi muito usado pelos primeiros imigrantes, também de Ijuí para produzir energia elétrica. Era a única forma de gerar luz, energia, para o funcionamento de engenhos de cana, alambiques, olarias, serrarias, etc… Tinha um potencial de 8 HP, movido a vapor.
No site do Departamento Municipal de Energia de Ijuí – DEMEI (https://www.demei.com.br/pagina/view/3) há o registro de que em outros tempos, quando a praticidade da luz elétrica não fazia parte do cotidiano dos ijuienses, as formas de obtenção de energia eram rudimentares e não supriam a demanda que crescia rapidamente. Singelas lamparinas e lampiões, a energia movida por animais e a energia hidráulica, não eram mais suficientes à crescente industrialização de Ijuí. A seguir transcrição do site do DEMEI:
 “Com a emancipação da cidade em 1912 e a ampliação da estrada ferroviária, o desenvolvimento era flagrante e, para acompanhá-lo, fazia-se imprescindível o uso da energia elétrica, mas enquanto ela não chegava, a luz que era oferecida à comunidade provinha de um ‘Locomóvel’, uma máquina a vapor sobre rodas. Esta iluminação iniciava ao escurecer e terminava à meia-noite. Aos notívagos, restava recuperar as lamparinas e lampiões. Esse Locomóvel (da foto) da marca Heinrich Lanz, foi doado por Carlos Fricke e Ari Weiler, sócios da empresa Aço e Ferros Colmeia Ltda. Foi reformado em 1999 pela firma Fösch & Cia. Ltda, e hoje está exposto – infelizmente malconservado – no museu localizado na Usina Velha, como um testemunho vivo de como se produzia energia elétrica no início do século passado”.

Texto: Grupo Ijuhy de Antigamente

Fonte: Fonte e foto: Grupo Ijuhy de Antigamente