Busca rápidaX

MANCHETES

Da bola redonda ao oval: A ascensão do futebol americano entre os brasileiros

3 de julho de 2023

O futebol americano é um esporte complexo, cheio de regras e totalmente diferente do nosso tradicional futebol da bola redonda, além disso, poucos brasileiros fazem sucesso por lá, a esmagadora maioria dos jogadores são americano e possuem muito pouco contato direto com a nossa cultura.

No entanto, o número de fãs de futebol americano vem aumentando de forma exponencial no Brasil, o amor desses fãs pelo jogo é algo que chama a atenção, pois como mencionado anteriormente, o único atrativo que existe em assistir a um jogo de futebol americano é exatamente o que ocorre dentro do campo.

Isso, nem de longe, é um defeito, muito pelo contrário. É uma enorme qualidade e ajuda a explicar o sucesso que o futebol americano faz por aqui, pois quem curte assistir aos jogos, tem uma verdadeira paixão pelos aspectos do jogo, seus jogadores e times favoritos.

Como o número de fãs de Futebol Americano cresceu tanto no Brasil?

Embora o futebol americano tenha chegado ao Brasil há algumas décadas, foi nos últimos anos que o esporte realmente começou a ganhar destaque. Dessa forma, a modalidade alcançou a marca de 35,4 milhões de fãs no Brasil, esse dado vem da pesquisa da Sponsorlink de 2022, do Ibope Repucom. O estudo investiga hábitos e atitudes de compra entre fãs das mais diversas modalidades esportivas.

Esse número é ainda mais relevante, quando comparamos com o resultado encontrado também pela Sponsorlink há 10 anos, quando os fãs de futebol americano no Brasil não passavam de apenas 3 milhões. O crescimento se deve, entre outras coisas a popularização das transmissões das partidas da NFL, que são feitas, em sua maioria, pela ESPN no Brasil.

Na realidade, é quase impossível não relacionar o grande aumento da popularidade do futebol americano com o impacto que as transmissões esportivas tiveram aqui no Brasil. Antes das transmissões regulares, o futebol americano era pouco conhecido no Brasil e tinha uma base de fãs relativamente pequena. No entanto, com a crescente popularidade das transmissões televisivas, os brasileiros começaram a ter a oportunidade de se familiarizar com as regras, os times e os jogadores desse esporte.

Isso criou uma base de fãs não só grande, mas também muito fiel. Hoje o Brasil é um dos maiores mercados da modalidade fora dos Estados Unidos, algo que era impensável há pouco mais de uma década. Nesse cenário, não é incomum encontrar a logomarca de algum time da NFL estampada em camisas e bonés pelo Brasil.

Além da compra de acessórios, o torcedor brasileiro também mostra sua representatividade em outras plataformas relacionadas ao esporte, como as casas de apostas esportivas. Os grandes sites do segmento como a ibet aposta esportiva, Sportingbet, entre outros, já trazem a cobertura completa dos jogos de toda a temporada da NFL voltados para o público nacional.

Cenário atual de ligas e times brasileiros de futebol americano

O crescimento da modalidade por aqui não é vista somente nas transmissões da NFL, ou na compra de acessórios ligado as equipes. Muitos times totalmente nacionais surgiram e, desde a década passada, continuam em atividade no país. Mesmo com dificuldades enfrentadas ao longo de quase duas décadas do esporte no Brasil, a persistência e o amor pelo esporte foram capazes de superar as questões financeiras e estruturais.

Hoje, o Brasil possui uma liga bem estruturada a “BFA”, que conta com times de todas as regiões do Brasil separados em divisões. Os clubes disputam entre eles uma vaga para chegar aos playoffs, semelhante ao que acontece na NFL. O vencedor geral é considerado como o campeão brasileiro de futebol americano.

Cada vez mais, grandes clubes de futebol investem em times de futebol americano, o que ajuda a fortalecer o esporte. Para se ter uma ideia do crescimento recente da modalidade, o Fortaleza Tritões, equipe que possui parceria com o Fortaleza Esporte Clube, chegou a contratar um jogador norte-americano para compor o elenco de sua equipe. E acredite se quiser, ela não foi a única, outras equipes também trouxeram jogadores dos Estados Unidos. Isso ajuda a mostrar que, apesar do crescimento estrondoso nos últimos anos, o futebol americano ainda está longe de atingir todo o seu potencial no Brasil.