Busca rápidaX


MANCHETES

Deputado defende investimentos em irrigação e apoia desmembramento da secretaria da Agricultura

15 de dezembro de 2022

O PSB do Rio Grande do Sul vai apoiar a nova gestão do governo estadual de Eduardo Leite, a partir de primeiro de janeiro próximo. A decisão foi tomada no último sábado. Nesta manhã, ao falar na RPI, o deputado estadual pelo PSB, Élton Weber, ressaltou que agora é preciso saber qual a inserção da sigla no mandato do Executivo gaúcho na futura administração e o partido vai apresentar sugestões de projetos.

Diante disso, Weber observou que a irrigação é uma das principais demandas que precisa ser ampliada pelo Estado, visto as constantes estiagens, como ocorre no momento. O parlamentar defendeu um programa “agressivo”, ou seja, forte para reservar água em propriedades rurais. No entanto, esclareceu que não adianta apenas abrir estruturas para armazenar água, mas também linhas de crédito subsidiadas para compra de equipamentos que possibilitem, pelo menos, sistemas de irrigação com abrangência de 5 a 10 hectares.

Além disso, Elton Weber quer ajustes na lei ambiental que liberem, por exemplo, ações em áreas de preservação permanentes para irrigação, no entanto, com respeito à natureza. Sobre o desmembramento da secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, que vai ocorrer para a próxima gestão estadual, o deputado do PSB considera positiva, pois dessa maneira os projetos agrícolas poderão ter mais atenção.

Haverá criação da secretaria estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação e da secretaria estadual de Desenvolvimento Rural. Comentou que a pasta do desenvolvimento rural poderá cuidar do Fepaer – Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais  Emater, dentre outros segmentos, enquanto a secretaria de Agricultura fica, por exemplo, com a sanidade animal e maquinários.

Élton Weber aproveitou a entrevista na RPI para esclarecer que pretende seguir com o mandato na Assembleia Legislativa, visto que foi reeleito, e não tem perspectiva de assumir alguma secretaria estadual. Ele vai ser o único parlamentar pelo PSB no parlamento gaúcho na próxima legislatura.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí