Busca rápidaX


Em uma semana Ijuí sedia um dos maiores festivais nativistas do estado: Canto de Luz começa na próxima quinta-feira

10 de novembro de 2022

Ijuí se prepara para sediar um dos maiores festivais nativistas do estado, que começa em exatamente uma semana. De 17 a 19 de Novembro a Sogi será palco da 11ª edição do Festival Nativista Canto de Luz, evento promovido pelo Município de Ijuí – Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e Associação Cultural Canto de Luz. No sábado (19) acontece também a 7ª edição da Lamparina da Canção Gaúcha.

O Festival, que ocorre em três noites de evento, levará a palco 15 composições concorrentes nas duas primeiras noites, ditas noites eliminatórias da competição musical, sendo que as primeiras 5 composições, são representantes da Fase Local, ou seja, músicas compostas por poetas e musicistas ijuienses, podendo estes fazer parceria com compositores de fora do município, do estado e até mesmo do país. As próximas 10 composições das noites eliminatórias, são representantes da Fase Geral, que é direcionada a compositores de fora do município, podendo ser, inclusive, de poetas e musicistas dos países sul-americanos, conforme prevê o regulamento da competição musical.

Destas 30 composições, 16 delas voltam a palco na noite de sábado (19) na grande Fase Final, e por conseguinte disputam a premiação prevista para o evento, ainda sendo as músicas que irão ser publicadas nas plataformas digitais, bem como, canais de divulgação das obras musicais, em áudio e vídeo, deixando de lado, já pela segunda edição consecutiva, a impressão de CD’s e DVD’s.

Ainda em cada final de noite o público que poderá acessar o salão nobre da SOGI, de forma gratuita, para além dos espetáculos musicais, que farão parte da competição, poderá curtir shows com artistas renomados.

O Festival Nativista Canto de Luz começa às 20h e no sábado dia 19, com início as 14h, o público poderá apreciar a 7ª Lamparina da Canção Gaúcha, festival infanto-juvenil, também de competição musical, mas de interpretação, diferente do Canto de Luz que é de composições inéditas.

Fonte: RPI