Busca rápidaX


MANCHETES

Evento marca inauguração do Instituto de Patologia de Passo Fundo- IPPF em Ijuí  

7 de dezembro de 2022

Um evento realizado nesta noite (07) marcou a inauguração da unidade do IPPF- Instituto de Patologia de Passo Fundo, que atua com Patologia e Biologia Molecular e a partir de agora amplia o atendimento à região de Ijuí. Com 47 anos de atuação no mercado, o IPPF é referência em Patologia e Biologia Molecular em toda Região Norte do Estado, atendendo uma área com cerca de 100 municípios.

Sob direção da Dra. Daniela Schwingel, o IPPF já conta com quatro unidades em Passo Fundo e agora se instala na Colmeia do Trabalho, à Rua João Perondi, número 07, sala 104, centro, nas proximidades do HCI, onde vai oferecer exames com resultados de alta qualidade e confiabilidade nas áreas de Citologia, Anatomopatologia, Imuno-Histoquímica, Congelação, Biologia Molecular, Consulta e Revisão de Blocos e Lâminas.

O IPPF conta com um corpo clínico altamente qualificado, sempre em busca de atualizações através do ingresso em Programas de Mestrado e Doutorado e da participação em congressos e cursos no país e exterior. Além disso, os patologistas também exercem atividade de docência em duas Instituições de Ensino Superior de Medicina da cidade. Da mesma forma, a equipe técnica e de colaboradores do IPPF está em constante aperfeiçoamento das suas funções através de treinamentos internos e externos. O evento dessa noite contou com a presença de representantes do IPPF, imprensa e autoridades de Ijuí. Após a inauguração os convidados puderam acompanhar um show com a banda ijuiense Pimenta e seus Comparsas.

Sobre o IPPF:

Em 1970, com a criação da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, a cidade inicia um processo de desenvolvimento como centro de saúde. Naquela época, não se contava com a especialidade de Anatomia Patológica, por isso, os exames eram encaminhados para outros municípios.

O Instituto de Patologia de Passo Fundo – IPPF é então fundado em 26 de março de 1975, pelos médicos Aventino Alfredo Agostini, patologista formado pela Universidade Federal de Santa Maria, com residência médica pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e ex-professor da Universidade de Brasília; e Luiz Carlos Trindade, patologista também formado pela Universidade Federal de Santa Maria, com residência médica pela Universidade Federal Fluminense.

Desde então, a abertura do IPPF, inicialmente oferecendo exames Anatomopatológicos e de Citologia, com a posterior introdução da Imuno-Histoquímica e, mais recentemente, da Biologia Molecular, passou a auxiliar a Oncologia e demais especialidades médicas de Passo Fundo no que tange o diagnóstico acurado, conduta terapêutica e prognóstico, sempre respeitando a ética e valorizando a inovação tecnológica e científica. Isso veio ao encontro do fortalecimento da cidade como polo regional em saúde.

Atualmente, o IPPF presta serviços em cinco unidades, quatro delas no Centro de Passo Fundo e uma no Centro de Ijuí, oferecendo mais conforto e facilidade de acesso aos pacientes. A Matriz, localizada no 9º andar do Edifício das Clínicas; a unidade 2, fundada em outubro de 2016 em parceria com o Hospital de Clínicas de Passo Fundo; a unidade 3, na Rua Quinze de Novembro, inaugurada em março de 2019; e a unidade Uruguai, na Rua Uruguai, 2050 (anexo à Clínica Kozma, na filial do Hospital São Vicente de Paulo), inaugurada em 2022.

Recentemente, foi realizada uma reestruturação no modelo de gestão da organização, através da implantação do Programa de Acreditação e Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Patologia (PACQ/SBP). A partir daí o IPPF assume o comprometimento de pouco a pouco promover a melhoria contínua dos processos, primando pela excelência das práticas de gestão técnica e organizacional, com foco na segurança do cliente.

Fonte: RPI/ Fotos: Vini Kumpel