Busca rápidaX


MANCHETES

Extensão da BR 392, de Santo Ângelo a Santa Maria, deverá exigir R$1,5 bilhões

4 de agosto de 2023

A região vai ganhar uma nova opção para circulação de veículos em direção à área central do Rio Grande do Sul e vice-versa. Trata-se da extensão da BR 392, entre Santo Ângelo e Santa Maria. Hoje pela manhã, o superintendente do DNIT no Estado, Hiratan Pinheiro da Silva, durante entrevista na RPI, disse que haverá implantação de 223 quilômetros da rodovia. No total são 259 quilômetros, mas 35 quilômetros já existem e serão restaurados.

O aumento da estrada vai abranger 18 municípios, dentre eles, Santo Ângelo, Jari, Tupanciretã, São Miguel das Missões, Entre-Ijuís, Capão do Cipó, Jóia, Vitória das Missões, Eugênio de Castro, Giruá, São Sepé, São Pedro do Sul, São Martinho da Serra e Santa Maria. Para explicar as diretrizes, haverá três audiências públicas. A primeira vai ocorrer no próximo dia 15, às 8 horas, no auditório da URI, em Santo Ângelo. Todos os interessados poderão participar.

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul frisou que durante as audiências o DNIT e Ibama irão explanar questões ambientais, ainda sobre desapropriação de áreas, indenizações, proposta de traçado da BR 392, além de esclarecer outras dúvidas. A previsão é de investir 1 bilhão e 500 milhões de reais na obra, o que inclui todo o processo de asfaltamento, desapropriações e demais custos. No momento, o empreendimento, está na etapa de licenciamento ambiental prévio.

A proposta de traçado dos novos 223 quilômetros da rodovia vai ser apresentada nas audiências. Hiratan Pinheiro da Silva também comentou na Progresso nesta manhã que após as audiências públicas vai ser organizado o projeto técnico, o que deve durar entre um ano e meio a dois anos. Com isso, a perspectiva é que as obras iniciem depois de 2025 e vai ser efetivada por lotes.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí