Busca rápidaX

Justiça Restaurativa já atua em Ijuí com foco na cultura da paz

29 de junho de 2018

O programa de Justiça Restaurativa já é realidade em Ijuí, através do Poder Judiciário, Ministério Público, poder público, Unijuí e demais parceiros. Hoje pela manhã concederam entrevista na Progresso as Promotoras Públicas de Ijuí, Marlize Bortoluzzi e Fernanda Carvalho, além da professora do curso de Direito da Unijuí, Joice Nielson, e a psicóloga, Sônia Arriens Cassel.

No geral, a Justiça Restaurativa visa atuar com a cultura da paz e trabalhar para evitar conflitos que possam desembocar em processos policiais e judiciais. No entanto, se o conflito já está instaurado, o programa ajuda na resolução.

A Promotora Pública, Fernanda Carvalho, disse que no momento também acontece capacitação dos multiplicadores, ou seja, pessoas que vão atuar nas práticas restaurativas. Esses multiplicadores pode ser de várias áreas, ou seja, Assistentes Sociais, Professores, Psicólogos, dentre outros, desde que tenham formação em curso superior.

Já a professora, Joice Nielson, destacou que uma das finalidades é trabalhar pela não violência e, para isso, já ocorrem, por exemplo, palestras em escolas. A Psicóloga, Sônia Arriens, por sua vez, enfatizou que na atualidade a linguagem é de muita violência e há grande dificuldade de diálogo, quando as pessoas perdem o controle muito fácil.

Na próxima terça-feira, 03, o dia todo, haverá o 1º Encontro Regional no Centro de Eventos da Unijuí, com o tema “Diálogos sobre Justiça Restaurativa”. Inscrições podem ser feitas no site da Unijuí. Quem quiser certificado precisa pagar R$ 15 e para os demais a programação é gratuita. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí