Busca rápidaX

MANCHETES

Mais de 30 pessoas portadoras de deficiência estão inseridas no mercado de trabalho em Ijuí

18 de setembro de 2023

Um grupo que se dedica em preparar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, mudando a realidade de inúmeras famílias de Ijuí. Assim pode ser definido o GAT- Grupo de Apoio ao Trabalho da Apae de Ijuí. O programa que nos últimos anos ganhou força na Escola de Educação Especial, hoje conta com 30 alunos portadores de deficiência atuando no mercado de trabalho.
Nessa manhã a reportagem da RPI recebeu os coordenadores do grupo, assistente social Rafael Bergel e psicólogo Fernando Johann para detalhar sobre como essa iniciativa vem mudando a realidade dos alunos e familiares.
Atualmente o programa conta com 10 empresas parcerias nos ramos de supermercados, escolas e farmácias, mas a ideia é ampliar ainda mais as áreas de atuação. Portadores de deficiência a partir dos 16 anos que frequentam tanto a clínica quanto a escola da Apae, já podem demonstrar o interesse em participar. A partir daí, é o Grupo de Apoio quem se responsabiliza, por exemplo, pela confecção dos currículos, contato com as empresas, seleção de perfis que combinem com o cargo ofertado e, se necessário, também participam da entrevista de emprego.

A estudante da Apae de Ijuí, Rosa Rodrigues Pavani, 31 anos, também esteve no estúdio da Rádio Progresso nessa manhã. Desde o ano passado a aluna trabalha num supermercado de Ijuí e se emocionou ao relatar à nossa reportagem o quanto essa oportunidade contribuiu na sua evolução e o quanto a renda tem ajudado ela e a família. Assim como outros alunos especiais, Rosa atua nos mais diversos setores do supermercado.
Segundo o psicólogo Fernando Johan, hoje existem dois grupos, ou seja, o que reúne os alunos que já atuam no mercado de trabalho, que uma vez no mês se encontram para troca de relatos, e o grupo preparatório, em que os coordenadores começam a instruir os alunos a partir dos 16 anos, para que ao chegarem aos 18, sintam-se preparados em assumir o desafio. Empresas que tiverem interesse em empregar os alunos da educação especial podem entrar em contato com a Apae de Ijuí.

Fonte: RPI