Busca rápidaX

MANCHETES

Operação policial em Coronel Bicaco resulta em apreensões de armas e prisões

30 de junho de 2023

Na manhã desta sexta-feira, 30, a Polícia Civil, com o apoio tático e operacional da Brigada Militar, realizou uma operação com o cumprimento de quatorze (14) Mandados de Busca e Apreensão expedidos pelo Juízo da Comarca de Coronel Bicaco (RS). A ação contou com a participação de cerca de cem (100) policiais civis e militares e teve como principal foco a Terra Indígena do Guarita, localizada em Redentora (RS).

O objetivo das buscas era encontrar armas, munições e elementos de prova relacionados a investigações concentradas na elucidação de três crimes de tentativa de homicídios dolosos ocorridos dentro da Reserva Indígena, nos quais indígenas estiveram envolvidos.

Além de esclarecer os fatos criminosos, a operação policial buscou neutralizar o aumento de ocorrências graves semelhantes que ocorreram na região nas últimas semanas/meses, incluindo três homicídios já consumados – cujos autores estão sob prisão preventiva.

Até o momento, não foi encontrada ligação suficiente com a disputa do cacicado. Nesse sentido, a ação policial também tem o objetivo de eliminar ou inibir ações que possam desestabilizar a paz e a segurança interna do povo indígena. Não houve a detenção de pessoas relacionadas às investigações em andamento, porém, o resultado das buscas e as provas coletadas desencadearão representações judiciais com o propósito mencionado.

Durante a operação policial de hoje, foram apreendidas quatro armas de fogo, sendo dois revólveres e duas espingardas, além de munições. Três indivíduos foram autuados por posse ilegal de armas. Também foi efetuada a prisão de um indivíduo que estava foragido da Justiça.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí