Busca rápidaX

Parceria da Ceriluz com fabricante de geradores submersos reduz custos

14 de julho de 2022

Com o objetivo de gerar energia hídrica com cada vez menos impacto, a Ceriluz firmou parceria com a empresa Higra Industrial, do município de São Leopoldo/RS, fornecedora de turbogeradores submersos, ou, como é chamado o sistema, de uma Usina Compacta de Hidrogeração Anfíbia (UCHA).

Trata-se de um equipamento completamente integrado, incluindo gerador elétrico e turbina, próprio para geração de energia elétrica em cursos de pouco volume de água e pequena queda. A parceria foi oficialmente firmada terça-feira, 12, pelos presidentes, Iloir de Pauli, da Ceriluz Geração, e Silvino Geremia, da Higra, que assinaram um termo de cooperação que prevê a instalação de 14 turbogeradores submersos, no médio prazo, em diferentes projetos da Cooperativa, num modelo de Geração Distribuída, totalizando 2,8 MW instalados.

Conforme o presidente da Ceriluz Geração, Iloir de Pauli, a cooperativa sempre está em busca de inovações para gerar energia, pensando em reduzir seus impactos e custos. E esse sistema, segundo ele, promete atender esses dois objetivos.

“O produto que nos foi apresentado é interessante para a implantação de CGHs [Centrais Geradoras Hidrelétricas], podendo ser usado em locais com pouco volume de água e baixas quedas, simplificando bastante o processo de implantação destas usinas”, afirma Iloir.

Entre os diferenciais está a não necessidade de implantar casas de máquinas, o que reduz o custo da obra civil de uma usina. Conforme Iloir, essa economia pode chegar a 30% em relação a um empreendimento tradicional.

O presidente da Higra, Silvino Geremia, confirma que são turbinas menores que não necessitam de grandes obras para sua instalação. “São turbogeradores anfíbios que podem trabalhar tanto dentro quanto fora da água e que podem simplificar muito as instalações, principalmente em pequenas quedas, não exigindo muita obra, com baixo custo de instalação”, complementa Silvino.

O gerador elétrico é do tipo submerso molhado, sendo refrigerado pelo próprio fluido que passa pela máquina, segundo os fornecedores, com excelente condição de rendimento. O sistema oferecido pela Higra pode ser utilizado em reservatórios e barragens, ou em quedas naturais de rios, onde através de um conduto fechado é possível aproveitar o desnível geométrico existente para a geração de energia.

Outra aplicação se dá em sistemas de abastecimento de água, em substituição das Válvulas Redutoras de Pressão (VPRs), onde, ao se realizar o controle da pressão requerida na saída se aproveita a energia antes dissipada pelas válvulas para a geração de energia elétrica.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Ceriluz