Busca rápidaX

MANCHETES

Prefeitos da região aproveitam agenda sobre reforma tributária em Brasília para verificar projetos de habitação

6 de julho de 2023

Prefeitos da região retornam hoje de Brasília onde participaram, terça-feira e ontem, de programação da Confederação Nacional dos Municípios e cumpriram agenda em nome das respectivas administrações municipais.

Em relação à CNM, o movimento principal esteve centrado na proposta de reforma tributária que deve ser votado em breve pela Câmara dos Deputados. Os prefeitos querem que os municípios fiquem com mais dinheiro oriundo da arrecadação de impostos, pois atualmente os recursos se concentram no governo federal.

O prefeito de Ajuricaba, Ivan Chagas, participou das atividades na Capital Federal, disse que outro assunto foi em relação aos pisos salariais. Frisou que o Congresso Nacional não quer mais aprovar pisos de diferentes categorias sem que o governo federal garanta as verbas para custeio, pois atualmente as prefeituras precisam arcar com custos. Ontem, Ivan Chagas e os prefeitos de Jóia, Pejuçara, Panambi e Cruz Alta verificaram iniciativa da União na área habitacional, para conseguir construção de mais casas nos municípios.

Por outro lado, terça-feira prefeitos das Associações de Municípios do Planalto Médio, Região Celeiro, Zona da Produção e outros tiveram audiência com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, quando pediram que a ferrovia Norte-Sul seja estendida para o Rio Grande do Sul.

Renan Filho disse que o Rio Grande do Sul vai constar no projeto da ferrovia e a ideia é de que no território gaúcho a instalação da estrada férrea inicie por Rio Grande. Após, deverá seguir pelas regiões de Santa Maria, Restinga Seca, com passagem por Cruz Alta, Panambi, Palmeira das Missões, Seberi e sequência por Chapecó, região Oeste de Santa Catarina. No momento, já existe a ferrovia Norte-Sul até São Paulo.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí