Busca rápidaX


MANCHETES

Reservatórios de água sem cuidados é um dos fatores centrais da epidemia de dengue em ijuí, avalia secretário

8 de maio de 2023

Uma das causas da epidemia de dengue em Ijuí, que soma mais de 1600 casos e ocupa o primeiro lugar no estado, é relacionado a grande quantidade de reservatórios de água encontrados no município, sem os devidos cuidados, segundo secretário de Saúde Márcio Strassburger. Ele disse que a comunidade foi orientada quanto a eliminação dos reservatórios, mas deixou de atender o pedido em razão de fatores como a estiagem severa e aumento no custo de água. Segundo o titular da Secretaria de Saúde, ao visitar as residências, as equipes se surpreenderam com a falta de cuidados necessários. “Pessoas reservavam água sem clorar e sem tapar os reservatórios. Nossa equipe ia numa semana, esvaziava esses reservatórios e orientava os moradores. Semanas depois, quando retornávamos a residência, nos deparávamos novamente com esse reservatório, que pode gerar problema pra um quarteirão inteiro” afirma Strassburger.

Além disso, após a semana de chuva, o secretário avaliou o cenário e disse que, de certa forma, esse volume de chuva pode ajudar, já que os reservatórios de água transbordam levando boa parte das larvas que estão por cima, no entanto, é imprescindível que agora a comunidade, mais do que nunca, eliminem os criadouros, evitando uma nova procriação do mosquito.

Diante do cenário, o secretário afirma que as equipes de saúde já elaboram novas estratégias para o próximo ano, como por exemplo, mudanças no instrumento legal de multas e notificações para quem não cumprir as exigências. “Hoje nossa lei dá bastante margem para que a pessoa possa recorrer ou para que não possamos autuar a pessoa que não está respeitando o regramento” afirma. Entre inúmeras outras ações, o secretário mencionou a ampliação do investimento nos equipamentos para passar inseticida nos territórios de maior criadouro do mosquito.

Fonte: RPI/ Foto: divulgação