Busca rápidaX

Secretaria de saúde de Santo Ângelo repassa cerca de 7,5 milhões de medicamentos em 2019

4 de fevereiro de 2020
Foto: Rodrigo Bergsleithner

As farmácias básicas e especializadas da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo registraram o atendimento a 99.285 pessoas no ano passado, com a distribuição de 7.548.855 medicamentos no período, o que se refere a comprimidos, frascos e bisnagas. O investimento nas três unidades da Assistência Farmacêutica, nas Farmácias Básicas e Especializada do município teve o total de R$ 1.080.875,80 em todo o período de 2019, somados os recursos da União, do Estado e a contrapartida do município.

São três unidades das farmácias em funcionamento no município: a Farmácia Básica Central (na Secretaria Municipal de Saúde), a Farmácia da 22 de Março (Posto de Saúde Doutor Ernesto Nascimento Sobrinho) e na Farmácia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro Pippi.

FARMÁCIA BÁSICA
De acordo com a farmacêutica responsável pela Unidade de Farmácia Básica da Secretaria de Saúde de Santo Ângelo, Simone Alencastro, foram realizados 72.972 atendimentos na Farmácia Básica Central, 21.440 atendimentos na Farmácia da 22 de Março e 4.873 atendimentos na Farmácia da UPA em todo o ano de 2019. “Foram 5.895.783 medicamentos distribuídos na Farmácia Básica Central, 1.600.088 na Farmácia da 22 de Março e 52.984 na Farmácia da UPA”, explica Simone.

De acordo com a farmacêutica Fernanda Teichmann, também responsável pela Unidade de Farmácia Básica da Secretaria de Saúde de Santo Ângelo, os medicamentos distribuídos pelo município fazem parte do Componente Básico e seguem uma lista que é composta por 108 itens.

Esta lista é baseada na Relação Nacional de Medicamentos (Rename) e entre os quais, estão os antibióticos, analgésicos, antiinflamatórios, suplementos vitamínicos, anticoncepcionais, broncodilatadores, antihipertensores, descongestionantes nasais, xaropes expectorantes, repositor hormonal, medicação destinada à Saúde Mental, corticoides, diuréticos, hormônios tireoidianos e tratamentos para verminoses, piolho, alergia, úlcera péptica, angina, vômitos e diarreia.

FARMÁCIA ESPECIALIZADA
O município conta com o Componente Especializado que contempla outros tratamentos, cujos critérios são o alto custo, doenças consideradas raras e o uso continuado. “Esses medicamentos podem ser solicitados para o Estado. São mais de 200 diferentes itens, contemplando tratamentos para hepatite, glaucoma, esquizofrenia, artrite, lúpus, Parkinson, Alzheimer, insuficiência renal, asma, triglicerídeo elevado, Doença do Chron, acne severa, transplantados, fibrose cística, endometriose, psoríase, intolerância a lactose, alguns tipos de insulina e outros”, explica.

Todos os moradores podem retirar medicação nas Farmácias Básicas, basta apresentar o receituário médico e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Se for medicação controlada é necessária a apresentação da identidade do paciente. Os medicamentos de componente básico são comprados e distribuídos pelo município; os de componente especializado são adquiridos pelo Estado e distribuídos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Santo Ângelo